Lead time se traduz com “tempo de atravessamento” e é o tempo que um produto leva desde sua fase inicial até a entrega.
Se, em vez disso, entendemos o Lead time como cliente, podemos defini-lo como o tempo total que o cliente espera para receber o produto após tê-lo encomendado.
O lead time tem seus tempos necessários para realizar as várias operações que ocorrem dentro ou fora da empresa. Essas operações são chamadas de ciclo de pedido e se dividem em:
- Registro e transmissão do pedido;
- Recebimento do pedido;
- Passagem para o armazém;
- Organização das remessas;
- Embalagem;
- Preparação para a saída da mercadoria;
- Transporte e entrega da mercadoria.
O cliente avalia o tempo de resposta com base no tempo que deve esperar para receber um produto após tê-lo encomendado, quanto mais rápida e eficiente for a entrega, mais satisfeito o cliente ficará.
Como se calcula o lead time?
Para calcular o lead time há uma fórmula muito simples:
Data do pedido + Data de entrega = Lead Time.
O resultado equivale ao tempo de entrega que o cliente deve aguardar pela chegada do seu produto.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.