O licensing é um contrato de licença, que permite a uma empresa conceder a outra empresa o direito de utilizar uma patente ou uma marca que permite realizar um produto, ou simplesmente ter o direito de comercializá-lo, através do pagamento de uma taxa.
Este contrato, permite ter uma entrada rápida em novos mercados sem precisar investir custos adicionais de entrada e inclui dois sujeitos:
- O licenciador (licensor): o sujeito que cede a licença;
- O licenciado (licensee): o sujeito a quem é confiada a licença.
Graças ao licensing, o licenciador conserva ainda o título da empresa mas concede ao licenciado o direito de explorar as competências de venda da empresa.
Tipos de licensing
Três são os tipos de licensing que a empresa pode adquirir:
- Licensing-in: tipo de licensing em que a empresa adquire do exterior os conhecimentos fundamentais para o seu negócio;
- Cross-Licensing: tipo de licenciamento em que a empresa já possui os conhecimentos, mas não pode utilizá-los nas atividades da empresa porque o uso é impedido pela existência de uma patente de terceiros;
- Licensing-Out: chamado também de "licenciamento de saída", consiste na concessão de licenças com o objetivo de proporcionar à empresa uma receita adicional, que decorre da fabricação e venda dos produtos.
O licensing é um método muito popular para a exploração econômica de um título de propriedade. A entrada de uma empresa em um mercado externo baseia-se em algumas estratégias de marketing que a empresa estuda para a venda de seus produtos.
Características principais do contrato de licensing
Graças ao contrato de licensing, a empresa explora todas as propriedades da empresa do ponto de vista econômico, e sobretudo adquire os direitos de venda de um produto.
Para fazer isso, é necessário definir os termos relativos ao acordo de licença entre o licenciador e o licenciado, o contrato normalmente tem duração de três anos e prevê que sejam expressas as características que o contrato prevê:
- Quem são os sujeitos e quanto dura o contrato;
- O pagamento que o licenciador é obrigado a pagar através das royalties (o direito do titular de uma patente ou de uma propriedade que recebe o pagamento de uma quantia em dinheiro por parte de quem quer que explore tais bens para fins comerciais);
- As modalidades de renúncia ao contrato e eventuais cláusulas restritivas;
- Todas as procedimentos de cancelamento a serem realizados caso o licenciado não cumpra as tarefas que a empresa lhe confiou.
Exemplos de licensing
O setor da moda é o mais utilizado no que diz respeito à prática de licensing, com o aumento deste contrato, muitas marcas dobraram sua produção, entrando em novas faixas de mercado.
Aqui estão alguns exemplos de licensing:
Angelini Beauty
Angelini Beauty è a unidade de negócios do Grupo Angelini, que atua no setor de perfumaria e cosmética. Entre 2013 e 2016, a marca incluiu em seu portfólio diversas marcas entre as mais prestigiadas do sistema fashion. Dentre elas, destacamos Laura Biagiotti, Trussardi, Gianfranco Ferré e Blumarine.
EuroItalia
É uma empresa familiar e è líder na comercialização das melhores fragrâncias italianas. EuroItalia colabora com maison e designer para antecipar as tendências de mercado e transformá-las em fragrâncias de sucesso para comercializar em todo o mundo. Entre as principais marcas de moda presentes em seu portfólio, destacamos Versace, Missoni e Moschino.
Nos últimos anos, o licensing teve um importante desenvolvimento econômico e intelectual, tanto a nível nacional quanto no exterior e é, a todos os efeitos, uma oportunidade de crescimento para licenciadores e licenciados.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.