O que é o lobbying

Define-se lobbying como uma ferramenta usada para tentar influenciar as decisões de determinadas categorias de empresários ou qualquer responsável pelas escolhas públicas.

Literalmente, a palavra lobbying significa "fazer pressão", aproveitando-se das suas disponibilidades materiais ou do seu grau de notoriedade.

A atividade de lobbying, portanto, garante a possibilidade aos consumidores de fazer valer os seus interesses através da liberdade de pensamento e expressão.

De fato, se eficaz, essa atividade pode melhorar a qualidade das escolhas públicas.

Atividade de lobbying

A atividade de lobbying, é um processo bastante complexo porque envolve o emprego de diferentes meios de persuasão por parte dos lobistas.

Alguns lobistas podem ser preferidos a outros, dependendo das necessidades previstas.

O lobbying começa com uma fase de preparação, onde todos se reúnem em uma reunião para discutir as estratégias.

Daí, há o processo de "pressão" aguardando a aprovação.

Após a aprovação, a fase de lobbying pode ser continuada também na fase de implementação da política pública.

Na prática, pode-se adotar um ajuste às necessidades específicas dos usuários finais.

Os lobistas são consultores em assuntos públicos relacionados entre interesses comuns que influenciam as decisões alheias para obter vantagem.

Normalmente, as atividades de lobbying de uma organização estão dentro das atribuições de um responsável por relações públicas e se ocupam em representar os interesses legítimos da empresa a nível político e administrativo.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.