O marketing é o conjunto de políticas empresariais que se ocupa da troca de bens e serviços, onde a empresa identifica as necessidades e exigências do cliente e faz com que sejam satisfeitas.
Na prática, o marketing é a estratégia de venda de um produto ou serviço adequado ao cliente certo.
O marketing geralmente se ocupa de introduzir o produto no mercado seguindo diversas características:
- Dizer uma imagem persuasiva.
- Fazer uma relação qualidade-preço.
- Seguir um canal de distribuição que permita levar o produto ao comprador final através de uma série de intermediários.
- Publicar promoções através dos mídias.
Quando falamos de marketing, todos pensam na publicidade, na verdade é muito mais do que isso.
O marketing é comunicação, relação com o cliente. Quanto mais convincente e persuasivo você conseguir ser, mais sucesso terá.
Como fazer uma estratégia de marketing?
Para fazer uma boa estratégia de marketing, podem-se seguir os seguintes passos:
Passo 1. Defina o produto e o serviço que a empresa oferece para entender o que você está tentando vender e estabeleça quais são as vantagens para o cliente;
Passo 2. Estabeleça como colocar o produto no mercado: portanto, determine um plano de lançamento;
Passo 3. Identifique o público-alvo, e principalmente quais problemas ele está enfrentando, para poder ajudar a resolvê-los;
Passo 4. Estude a concorrência: compare seus serviços com os da concorrência e avalie os aspectos positivos e negativos;
Passo 5. Estude as características do seu produto para organizar uma boa campanha publicitária;
Passo 6. Defina seu orçamento para se manter dentro dos parâmetros da estratégia que deseja adotar;
Passo 7. Defina a modalidade de venda para entender onde anunciar seu produto;
Passo 8. Você deve estar sempre pronto para modificar sua estratégia no momento da necessidade: os gostos e hábitos dos clientes variam de dia para dia e você deve acompanhar o cliente!
Casos de estudo:
Aqui está um vídeo que explica como fazer uma boa estratégia de marketing:
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.