Quando falamos de ambient marketing, falamos de uma forma de marketing não convencional.
Por marketing não convencional entende-se um conjunto de estratégias promocionais que utiliza técnicas de comunicação "inovadoras" para apresentar os produtos ao público de maneira "alternativa".
O ambient marketing baseia-se na criatividade e na sorpresa.
Aproveita lugares e momentos da vida cotidiana para alcançar e impressionar o público-alvo, definido também como target.
De fato, o ambient marketing coloca anúncios publicitários em locais incomuns que podem ser inesperados, para serem inovadores e originais.
Estratégias de ambient marketing
Para implementar uma estratégia de ambient marketing, é importante contar com meios e veículos eficazes para divulgar a mensagem a ser promovida.
Além disso, pode-se seguir diferentes etapas:
- Difundir a mensagem publicitária de forma original: a mensagem é veiculada através de ruas, praças, jardins, museus, meios de transporte. O objetivo é surpreender e chamar a atenção das pessoas em trânsito;
- Alcançar o destinatário quando menos se espera: torna-se uma estratégia eficaz porque chega ao consumidor de maneira inesperada;
- Proporcionar ao público uma experiência memorável: o marketing de ambiente é eficaz quando consegue transformar uma ação promocional em um evento viral, capaz de surpreender e iniciar o boca-a-boca.
O marketing de ambiente não segue os esquemas da publicidade; na verdade, cada iniciativa de marketing de ambiente está associada a um determinado contexto e ao tipo de pessoas que em um certo momento podem ser encontradas e viver uma experiência única.
Exemplos de ambient marketing
Västtrafik - Tabelas Orgulhosas
Durante o Pride de Göteborg 2017, a empresa sueca de transporte público apoiou as linhas do bonde em Göteborg.
Eles deram um pouco de cor às suas linhas com seus painéis digitais para as indicações coloridas do arco-íris.
FASTWEB - Baixado com Fastweb
Em 2014 FASTWEB trouxe o Cristo Redentor do Rio de Janeiro para a Praça Dante em Nápoles.
A iniciativa é foi divulgada para os criativos da M&C Saatchi Milano.
O diretor criativo, Vincenzo Gasbarro, criou um evento que conseguisse tornar real o que faz uma companhia de telefonia banda larga como a Fastweb.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.