O que é marketing b2b

O marketing B2B é o conjunto de todas as estratégias, implementadas por uma empresa, voltadas para promover seus próprios produtos ou serviços junto a potenciais compradores.

Em comparação com a variante B2C que se dirige apenas a outras empresas, o marketing B2B refere-se a um ambiente business-to-business, ou seja, um espaço comercial onde as empresas trocam produtos, serviços ou informações com outras empresas.

O fenômeno do marketing B2B ocorre quando:

  • Uma empresa obtém materiais para sua cadeia produtiva: uma empresa que produz máquinas que compra todas as peças para fabricá-las;
  • Uma empresa que recorre aos serviços de outra para facilitar sua atividade comercial: uma empresa que trabalha com software que se dirige a uma empresa de consultoria fiscal para a elaboração da declaração de impostos;
  • Uma empresa que revende os bens e os serviços que compra: ou seja, compra de outra empresa e revende a um cliente.

As empresas que utilizam o marketing B2B precisam promover seus produtos e serviços e, para isso, devem ter uma estratégia de marketing eficaz.

Estratégias de marketing B2B

Como já dissemos, a expressão B2B ou Business-to-business é utilizada para se referir às trocas comerciais entre empresas.

Além disso, é utilizada para falar também dos relacionamentos estabelecidos entre empresas durante o período de transição durante a troca de bens e serviços entre uma empresa e seus fornecedores ou entre uma empresa e outras empresas do mesmo setor.

O mercado que opera no setor B2B é um mercado muito complexo em que o tipo de troca pode assumir diferentes formas: varia da transição básica a uma verdadeira parceria entre empresas.

Os produtos para os mercados B2B mais requisitados pelo mercado são:

  • Bens de insumo: matérias-primas, semiacabados, materiais, componentes e todos os bens que farão parte dos produtos acabados;
  • Bens instrumentais: instalações ou máquinas;
  • Bens facilitadores: suporte aos processos organizacionais e manutenção e reparação dos bens em si.

A fidelização do cliente è um elemento fundamental para uma empresa B2B, especialmente nos períodos mortos, devido à mudança das sazonalidades.

Graças à fidelização, pode contar com as compras de clientes fixos.

Além disso, é muito importante o uso das redes sociais.

Esse uso pode fazer a diferença e se diferenciar dos concorrentes.

As plataformas sociais representam um bom artifício para alcançar potenciais novos clientes e para manter-se constantemente em contato com aqueles que já existem.

Vantagens do marketing B2B

Uma estratégia correta de marketing B2B pode levar a diferentes conversões e resultados vantajosos para a empresa:

  • Aumento das vendas: graças a uma pesquisa online, os consumidores estão sempre à procura de preços e produtos mais convenientes, portanto é importante estar bem indexado;
  • Fidelização: uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital B2B é a do email marketing, que permite contatar potenciais clientes e fidelizá-los;
  • Branding: ou seja, a construção da marca e todas as suas características para adquirir valor. Se você possui uma marca consolidada, é mais fácil alcançar os futuros clientes antes do processo de compra. 

Para concluir, podemos dizer que o marketing B2B é possível encontrar seus potenciais clientes aproveitando suas necessidades e acompanhá-los ao longo de todo o seu processo decisional.

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