O que é o canal de marketing

Por canal de marketing, entende-se todos os canais de distribuição a curto ou longo prazo, que são usados para a passagem de produtos ou serviços diretamente do produtor ao comprador final.

O objetivo dos canais de distribuição é tornar os produtos disponíveis no mercado de acordo com os desejos dos consumidores.

Na prática, o canal de marketing, representa a maneira como os produtos chegam ao usuário final, isto é, a transferência da mercadoria através de fornecedores como correios e transportadores.

Fazem parte do canal de marketing, portanto:

  • O produtor: quem produz o produto;
  • O cliente final: quem compra o produto;
  • Os intermediários que fazem parte da transferência: quem entrega o produto.

Outra forma de canal de marketing, é o canal de distribuição dupla, que permite ao produtor alcançar o usuário final utilizando diferentes canais de distribuição.

Tipologias de canal de marketing

O canal de marketing, é caracterizado por diferentes tipologias de canais, a saber:

  • Cana direto: prevê o controle da distribuição por parte do produtor. Os protagonistas deste canal são o produtor e o vendedor e é muito difundido no setor de seguros, pois permite ter um serviço a mais ao pedir um produto (exemplo, garantia, assistência, manutenção);
  • Canais de curto prazo: o canal de curto prazo se mostra eficaz se os produtores tiverem os recursos adequados para atender às demandas dos clientes em pedidos de grandes dimensões;
  • Canais de longo prazo: o canal de longo prazo prevê pedidos de pequenas dimensões e pouco custosos;

O canal de distribuição, è importante para uma eficaz estratégia de marketing porque torna possível o encontro entre demanda e oferta: a empresa produz um produto facilmente acessível ao cliente final.

Além disso, o marketing channel se distingue de todas as outras estratégias por sua reperibilidade e sua disponibilidade que permitem atender à demanda, ou seja, às necessidades do cliente.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.