O marketing de choque é um termo que nasce da fusão de duas palavras Choque: impacto, impressão violenta, tremor e marketing, ou seja, todas as estratégias de uma publicidade.à
Trata-se de uma publicidade capaz de criar um forte impacto emocional nos destinatários.
Esse tipo de estratégia é utilizado nas campanhas de impacto como: o álcool, o abandono e a violência contra os animais, o consumo de carne, o aborto, o racismo, as mudanças climáticas e a desigualdade social.
Esse tipo de publicidade deve ter um título chocante e deve ser adquirida para tal.
De fato, graças ao marketing de choque se identificam todas aquelas publicidades construídas em torno da ideia de choque emocional, de impacto violento.
É uma ferramenta eficaz para capturar a atenção do usuário sendo veículo de emoções fortes, através das quais tentar alcançar o objetivo.
Estrategias de shock marketing
Como fazemos para fazer o usuário que lê ou assiste a esse tipo de publicidade sentir emoções fortes?
Graças ao conteúdo!
O conteúdo é um fator muito importante para suscitar emoções.
Quanto mais audacioso for o conteúdo a ser lançado, mais forte será o senso de pudor, preconceitos, estados de ansiedade ou medo.
Na prática, esse tipo de estratégia diz respeito ao sentimento de medo, do escuro e quanto mais se brinca com essas emoções, mais eficaz será o conteúdo.
Normalmente, esse tipo de publicidade é usado para veicular mensagens sociais; para promover um produto, pode-se utilizar outro trunfo na manga.
Pode-se apostar na provocação para promover algo que muitas vezes causa um sentimento de incômodo no público.
Ou seja, atingir alguém de forma brutal na psique: um exemplo pode ser a publicidade de Dolce & Gabbana onde no centro há um ato sexual.
Os destinatários notam uma forçada, uma mensagem um pouco fora de contexto em relação ao produto e uma provocação gratuita.
Exemplos de marketing de choque
Libere-se
Anúncio de serviço público produzido para a Learn for Life Foundation of Western Australia.
Fala sobre adolescentes que ultrapassam o limite de uma cerca militar sofrendo as consequências de seu gesto imprudente.
No final do vídeo, há o slogan "this is whats appenes when you slack off" que significa "isso é o que acontece quando você ultrapassa os limites".
"Get Unhooked" Anúncios anti-tabagismo
Pôsteres anti-tabagismo do governo britânico que retratam homens e mulheres com anzóis na boca.
Este anúncio representa o quanto fumar pode fazer mal e a tentativa de sacudir os fumantes para quebrar o hábito.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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