O que é o marketing de choque

O marketing de choque é um termo que nasce da fusão de duas palavras Choque: impacto, impressão violenta, tremor e marketing, ou seja, todas as estratégias de uma publicidade.à

Trata-se de uma publicidade capaz de criar um forte impacto emocional nos destinatários.

Esse tipo de estratégia é utilizado nas campanhas de impacto como: o álcool, o abandono e a violência contra os animais, o consumo de carne, o aborto, o racismo, as mudanças climáticas e a desigualdade social.

Esse tipo de publicidade deve ter um título chocante e deve ser adquirida para tal.

De fato, graças ao marketing de choque se identificam todas aquelas publicidades construídas em torno da ideia de choque emocional, de impacto violento.

É uma ferramenta eficaz para capturar a atenção do usuário sendo veículo de emoções fortes, através das quais tentar alcançar o objetivo.

Estrategias de shock marketing

Como fazemos para fazer o usuário que lê ou assiste a esse tipo de publicidade sentir emoções fortes?

Graças ao conteúdo!

O conteúdo é um fator muito importante para suscitar emoções.

Quanto mais audacioso for o conteúdo a ser lançado, mais forte será o senso de pudor, preconceitos, estados de ansiedade ou medo.

Na prática, esse tipo de estratégia diz respeito ao sentimento de medo, do escuro e quanto mais se brinca com essas emoções, mais eficaz será o conteúdo.

Normalmente, esse tipo de publicidade é usado para veicular mensagens sociais; para promover um produto, pode-se utilizar outro trunfo na manga.

Pode-se apostar na provocação para promover algo que muitas vezes causa um sentimento de incômodo no público.

Ou seja, atingir alguém de forma brutal na psique: um exemplo pode ser a publicidade de Dolce & Gabbana onde no centro há um ato sexual.

Os destinatários notam uma forçada, uma mensagem um pouco fora de contexto em relação ao produto e uma provocação gratuita.

Exemplos de marketing de choque

Libere-se

Anúncio de serviço público produzido para a Learn for Life Foundation of Western Australia.

Fala sobre adolescentes que ultrapassam o limite de uma cerca militar sofrendo as consequências de seu gesto imprudente.

No final do vídeo, há o slogan "this is whats appenes when you slack off" que significa "isso é o que acontece quando você ultrapassa os limites".

"Get Unhooked" Anúncios anti-tabagismo 

Pôsteres anti-tabagismo do governo britânico que retratam homens e mulheres com anzóis na boca.

Este anúncio representa o quanto fumar pode fazer mal e a tentativa de sacudir os fumantes para quebrar o hábito.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.