O que é o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa a aquisição e a fidelização dos seus clientes. Prevê a criação de conteúdos editoriais e multimídia em diferentes formas: artigos, vídeos, guias, seminários, webinars.

O objetivo principal do marketing de conteúdo, é dar aos clientes conteúdos que sejam capazes de captar a atenção para orientá-los a comprar os produtos ou serviços vendidos. É uma verdadeira atividade de web marketing, capaz de proporcionar maior visibilidade da empresa graças à qualidade dos seus conteúdos.

Trata-se de criar recursos úteis e relevantes para o seu negócio, para assim ganhar a confiança dos usuários online e conseguir convertê-los em clientes.

Quais são os objetivos do marketing de conteúdo?

Graças ao marketing de conteúdo è possível alcançar diferentes objetivos:

  • Aumento das vendas de produtos ou serviços;
  • A geração de uma lista de possíveis clientes interessados (lead generation);
  • Crescimento dos clientes e sua manutenção;
  • O aumento da popularidade da empresa ou da marca (brand awareness);
  • A melhoria da imagem da marca (brand image);
  • A construção e o crescimento da marca (Brand identity).

A intenção que a empresa deseja alcançar por meio do marketing de conteúdo è comunicar os valores e as qualidades da marca e da empresa aos consumidores.

É importante comunicar notícias sobre o produto ou serviço na web e nas redes sociais, para os usuários que fazem pesquisas online para encontrar soluções para seus problemas. Dessa forma, você os fará encontrar o que procuram, e ao mesmo tempo os direcionará para a fidelização em relação à sua empresa.

Quais são as estratégias de content marketing?

Para fazer uma boa estratégia de content marketing, é preciso focar nos conteúdos e se fazer uma pergunta: quais características devem ter os conteúdos criados?

Quando forem criar os recursos da nossa marca, é preciso lembrar-se de: 

  • Obter interações do público: comentários e compartilhamentos;
  • Comunicar uma mensagem envolvente sobre o produto vendido;
  • Convencer da utilidade do produto aos usuários;
  • Contar uma história através do storytelling para  uma experiência única, associável à sua marca para explorar a memória e a emoção do usuário, que estará muito mais propenso à conversão de usuário a cliente.

Uma vez criados os conteúdos que refletem essas características, será possível criar uma boa estratégia de content marketing, desenvolvendo sua marca e fidelizando o cliente da melhor maneira. 

Exemplos de content marketing

Red Bull: o salto da estratosfera

Esta campanha de content marketing promove atividades arriscadas como o salto no vazio com Felix Baumgartner, famoso paraquedista e base jumper, que teve mais de 44 milhões de visualizações no Youtube. 

RedBull compartilhou esses conteúdos para melhorar o posicionamento de sua marca, fazendo uma análise profunda do seu público-alvo e conquistando seus clientes sem precisar falar especificamente sobre seu produto: uma bebida energética que "te dá asas". Teve sucesso graças ao uso da narrativa, criando e compartilhando histórias bonitas e impactantes para quem as vê.

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