O que é marketing de eventos

O marketing de eventos consiste em todas as atividades de criação, planejamento e gestão de eventos corporativos em colaboração com os outros meios de comunicação utilizados pela empresa, a fim de alcançar o seu público-alvo.

Ele è uma estratégia muito eficaz que toda empresa adota, na verdade, os eventos são capazes de beneficiar convidados e patrocinadores.

O objetivo do marketing de eventos è promover, através precisamente dos eventos, uma marca, um produto ou um serviço, proporcionando aos clientes uma experiência única, oferecendo um valor agregado que deixa uma impressão maior do que outros investimentos em marketing.

Em relação ao clássico advertising, o marketing de eventos è capaz de atrair muitas mais pessoas em target e de envolvê-las em um momento único e de compartilhamento, para tornar mais eficaz a mensagem que se deseja transmitir.

Tipos de marketing de eventos

Entre os tipos de marketing de eventos, encontramos aqueles que se conectam ao acrônimo MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions): atividades congressuais, sistemas de incentivo, organização de viagens corporativas.

A definição de evento, porém, hoje em dia é também definida em referência a outras áreas de comunicação que a empresa oferece, na verdade podem ser identificados outros tipos de marketing de eventos:

  • As feiras: grandes eventos organizados que consideram um setor específico ou um tipo de produto. As feiras dão às empresas a possibilidade  de mostrar seus produtos e serviços;
  • Os seminários: eventos organizados que focam na formação e consideram um pequeno número de pessoas. Nos seminários ocorrem discussões, conferências e oportunidades de networking;
  • As conferências: eventos organizados para clientes, com concursos e patrocínios.

Pode-se definir marketing de eventos, as lojas pop-up, chamadas também de lojas temporárias. São espaços utilizados principalmente pelo e-commerce para a venda temporária de produtos em um determinado ambiente.

As  vantagens do marketing de eventos

O marketing de eventos é uma excelente estratégia que ajuda as empresas a ter sucesso e traz diversos benefícios:

  • Gera leads e vendas: são realizados eventos para o lançamento de um produto, turnês promocionais, eventos musicais, esportivos e culturais, que visam aumentar a popularidade de uma marca e de um produto;
  • Os clientes estão mais envolvidos: graças ao marketing de eventos, é possível envolver muitos clientes atuais ou potenciais durante os eventos;
  • Constrói uma melhor consciência da marca: hospedar ou participar de eventos é uma maneira eficaz para as empresas fazerem crescer sua marca;
  • Incentiva a educação sobre o produto: o evento também inclui um componente “educativo” para os participantes: não se concentra apenas em uma marca ou em um produto, mas em outras características não relacionadas ao aspecto comercial.

O cliente moderno quer muito mais do que um simples folheto para tomar decisões de compra, portanto, o marketing de eventos nasceu para construir relacionamentos entre cliente e empresa e fidelizá-los com o objetivo de voltar a comprar seus produtos.

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