O marketing de fidelização é um conjunto de incentivos que estimulam os clientes a recomprarem de uma determinada empresa, ou fornecedor, mas sobretudo busca fidelizar o cliente criando conexões especiais diretamente com o brand.
Para assegurar o sucesso de uma empresa, não se deve pensar apenas na venda de um produto mas na fidelização do cliente útil para poder melhorar o faturamento da empresa.
O marketing de fidelização é uma das opções mais utilizadas no âmbito do e-commerce, para implementar as estratégias de marketing capazes de alcançar a fidelização e a manutenção da confiança do cliente.
As vantagens do marketing de fidelização
Implementar uma estratégia de marketing de fidelização pode trazer diversas vantagens, incluindo:
- Aumenta as vendas de cada cliente individual: é mais fácil comunicar-se com alguém que já te conhece, então o cliente tende a recomprar o produto de uma empresa já conhecida, em essência, voltamos sempre onde nos sentimos bem, não?!
- Constrói relações mais estreitas: quanto mais próximo você estiver do cliente, mais aumentará as vendas;
- Gera embaixadores: se um cliente é leal, as probabilidades de ele falar sobre você nas redes sociais serão maiores;
- Evita a concorrência de preços: As pessoas que valorizam uma marca dão menos importância às diferenças de preço.
Muitas marcas escolheram o marketing de fidelidade como estratégia para melhorar seus resultados, as percepções dos clientes e as vendas.
Marketing de fidelidade: programa de fidelidade
Os clientes, se muito ligados à marca, estão mais propensos a comprar um produto, o segredo está em saber criar insights impactantes e propor soluções para satisfazer qualquer necessidade de um cliente.
É importante construir a confiança de um cliente e mostrar a personalidade da marca, para manter um contato e uma comunicação sólida com o cliente.
Para realizar um programa de fidelidade e fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca é preciso:
- Descobrir quem são os seus clientes ( target de referência) e o que realmente querem: os programas de fidelidade começam oferecendo descontos ou pontos de recompensa nos produtos comprados, o cliente quer economizar de alguma forma, portanto este é o primeiro passo para se fazer notar e iniciar um percurso de fidelidade. O objetivo principal desta estratégia é reforçar a relação com os clientes, para que isso aconteça o primeiro passo é importante começar a conhecê-los;
- Investir na atenção do cliente: para criar um programa de fidelidade é importante ter um serviço de pós-venda adequado a cada tipo de produto, de modo a saber explicar e convencer o cliente a se juntar ao clube de fidelidade, para apoiar sua empresa e seus produtos;
- Escolher incentivos diferentes dos competitor: os programas de marketing de fidelidade são diferentes entre si, é importante fazer testes para entender qual programa funciona para a sua empresa, adaptando todos os conteúdos e criando o modelo perfeito para você!
Modelos de fidelidade
Como expus no parágrafo anterior, é importante escolher o modelo adequado para a sua empresa, podemos listar vários:
- Programa de pontos: é o método mais tradicional, onde os clientes acumulam pontos à medida que fazem compras;
- Recompensas por níveis: com base em quanto você gasta, atinge um nível estabelecido, quanto mais você compra, mais sobe de nível obtendo assim mais vantagens;
- Modelo híbrido: é um programa baseado no comportamento de compra dos seus clientes, permitindo pagar online e acumular pontos ou estrelas para trocar por produtos gratuitos;
- Recompensas multimarcas: as associações entre produtos diferentes são muito interessantes, permitindo que os clientes acumulem mais pontos e mais prêmios.
Se a estratégia de marketing de fidelidade implementada for eficaz, permitirá fidelizar mais clientes, sabendo que eles são importantes para você e que nunca os abandonará.
Como construir uma estratégia de marketing de fidelidade eficaz
Fidelizar um cliente significa satisfazer suas necessidades e exigências em relação a um produto ou um serviço.
É muito importante, portanto, não esquecer do cliente após a primeira compra, mas sempre tê-lo em consideração no que diz respeito às ofertas e promoções disponíveis no mercado.
Para construir uma estratégia de marketing de fidelidade eficaz é necessário entender quem são seus clientes e o que realmente desejam, investindo toda a atenção nas necessidades do cliente.
Se os clientes estão satisfeitos com o desempenho da sua empresa, com a compra concluída e com o serviço de atendimento ao cliente sempre ativo, os feedbacks não podem ser nada além de positivos.
Se o cliente è mimado e acompanhado tende a comprar mais, basicamente, o marketing de fidelidade è nasceu para recompensar a confiança dos consumidores.
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