O marketing de massa consiste em uma estratégia de marketing baseada na venda de bens e serviços.
Essa estratégia nasce com a intenção de vender quantos mais produtos a quantas mais pessoas possível.
A comunicação do marketing de massa baseia-se no modelo one-to-many, (a empresa difunde uma mensagem publicitária, a qual é veiculada e difundida entre um público de consumidores através dos meios tradicionais o Mass Media.
Em essência, o marketing de massa direciona o consumidor para a escolha de um determinado produto durante o processo de compra através dos principais mídia.
Vantagens e desvantagens do Marketing de Massa
O marketing de massa é uma estratégia de marketing que tem suas vantagens, mas também suas desvantagens.
Os aspectos positivos do marketing de massa são:
- Orçamento reduzidos: não há necessidade de fazer investimentos amplos com o marketing de massa;
- Aproveita as potencialidades das redes sociais: permite criar a atividade mesmo a custo zero;
- Reúne um público vasto: permite amplificar a visibilidade de uma marca partindo da conquista de um público muito mais amplo.
Se as vantagens são muitas, não devemos subestimar as desvantagens que o marketing de massa pode trazer para a empresa, as quais:
- Correndo o risco de não encontrar seu público-alvo: porque mira em um público muito amplo;
- Corre o risco de ter uma multidão de pessoas: tratando-se de um sistema de comunicação e promoção de baixo custo, é alvo de assalto por todo tipo de empresa, criando aglomerações de empresas que usam as mesmas estratégias de marketing nos mesmos canais de comunicação.
No mercado atual, todas as empresas estão sempre em busca de novas ferramentas e novas estratégias de marketing eficazes para chamar a atenção dos clientes.
Assim nasceu o mass marketing, que visa fazer com que aquele determinado produto se destaque entre todos os outros disponíveis, a fim de atrair a atenção do cliente e conseguir conquistá-lo.
Diferença entre mass marketing e direct marketing
Como já dissemos, o mass marketing aproveita os meios de comunicação para veicular uma mensagem publicitária e vender um produto.
O direct marketing, por sua vez, è um tipo de comunicação onde as empresas se comunicam diretamente com clientes específicos, sem a necessidade de intermediários.
As diferenças entre as duas estratégias são:
- Marketing de massa: permite alcançar uma ampla gama de usuários mesmo que não estejam no target, construindo também uma boa imagem empresarial e da marca. O marketing de massa foca mais no produto do que no cliente, fazendo-o estar no centro das atenções e ter mais visibilidade; além disso, através do marketing de massa é possível entender um provável comportamento futuro dos clientes;
- Marketing direto: coloca o cliente no centro de sua estratégia, desenvolvendo relacionamentos com ele a fim de fidelizá-lo. Entra em seu target e estabelece ofertas para os clientes a fim de incentivá-los à compra.
Em conclusão, o mass marketing pode ser aplicado a qualquer empresa, independentemente do setor em que se trata.
Se eficazes, quaisquer estratégias de marketing podem garantir visibilidade à empresa e ao produto e conseguem posicionar a marca não apenas no mercado, mas sobretudo no coração de seus potenciais clientes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.