O marketing de mídia social, também conhecido como SMM, é um meio utilizado por empresas, profissionais e organizações para encontrar e se conectar com os potenciais clientes.
Além disso, os marketers sociais criam páginas Facebook empresariais e contas no Twitter, Instagram, Pinterest e TikTok, programando e publicando uma série de postagens interessantes e representativas para atrair usuários.
Em geral, também se ocupa de gerar visibilidade à nas mídias sociais através da otimização das páginas web.
O objetivo do marketing de mídia social è conseguir criar conversas com os consumidores e estabelecer um relacionamento de confiança.
Vantagens do marketing de mídia social
Como já dissemos, as empresas e organizações criam e compartilham interesses e valores expressos pela Empresa nas redes sociais.
Os SMM propõem aos usuários conteúdos interessantes em vários formatos: texto, imagens, vídeos.
Se gerenciadas corretamente, as páginas SMM podem trazer diversas vantagens para a marca:
- Melhoria da satisfação do cliente;
- Aumento da fidelidade à marca;
- Melhoria no serviço de atendimento ao cliente;
- Aumento dos contatos comerciais;
- Aumento das vendas;
- Aumento do tráfego na web;
- Melhor posicionamento do site nos motores de busca;
- Aumento da consciência da marca;
- Aumento das relações com o seu público-alvo.
As plataformas utilizáveis para uma campanha de Marketing em Mídias Sociais são diversas com base no público-alvo, na audiência e no objetivo.
Portanto, è fundamental planejar todas as atividades a serem realizadas para atingir os objetivos de marketing.
Estratégias de marketing em mídias sociais
Para estruturar uma estratégia de marketing de sucesso è importante seguir diversos pontos, ou seja:
- Condução de uma auditoria de marketing em mídias sociais: ou seja, avaliar os ativos digitais disponíveis, como blog, site, app. Geralmente, essa avaliação ocorre em relação à concorrência, a fim de identificar em cada canal social o que funciona e o que não funciona;
- Definição dos objetivos de marketing em mídias sociais: ou seja, quais objetivos estabelecer ao final de uma campanha de SMM, fidelização de clientes, aumento das vendas, brand awareness e assim por diante. Esses objetivos devem ser válidos e alcançáveis;
- Identificação do público-alvo: muito importante encontrar o seu público-alvo para que a mensagem que se deseja transmitir nas redes sociais seja eficaz;
- Criação de uma estratégia de conteúdo para mídias sociais: ou seja, os conteúdos a serem publicados com o objetivo de criar engajamento e alcançar os objetivos de marketing estabelecidos.
Por fim, é muito importante desenvolver uma buyer personas, ou seja, o seu cliente tipo, para ter uma estratégia de marketing em mídias sociais eficaz.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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