O que é o Marketing de proximidade

O Proximity Marketing ou Marketing de Proximidade é uma estratégia de marketing que permite realizar e enviar a alvos específicos mensagens personalizadas diretamente no celular. Este serviço é habilitado apenas quando o cliente se encontra em uma determinada área, como por exemplo dentro de uma loja, de um hotel ou de uma exposição.

O Marketing de Proximidade inclui todas aquelas ações de promoção de uma determinada empresa, através da utilização de tecnologias visuais ou móveis, com o objetivo de enviar mensagens ao usuário que se encontra em uma área geográfica específica e, portanto, rastrear os possíveis compradores nessa zona.

As atividades comerciais utilizam muito essa estratégia de marketing para enviar mensagens informativas, comerciais, para condicionar o comportamento de compra do usuário ou para aumentar a presença da sua marca no território.

Graças ao Marketing de Proximidade, as empresas têm a possibilidade de veicular mensagens promocionais aos clientes que estão próximos da sua atividade comercial.
O objetivo deste procedimento de marketing é persuadir o usuário rastreado na área geográfica escolhida a se deslocar nas proximidades de uma zona específica (loja física, restaurante, cinema, evento) para poder beneficiar-se de algumas promoções.

Em outras palavras, Proximity Marketing se configura como um método interativo e atrativo para o cliente quando está perto ou dentro de um varejo.

Aplicações práticas de Proximity Marketing

Para utilizar o Proximity Marketing, existem vários dispositivos tecnológicos:

  • wifi;
  • Bluetooth Proximity Marketing;
  • Beacon;
  • Código QR.

As intervenções que são possíveis realizar graças a esses dispositivos são várias, entre as quais:

  • a geolocalização;
  • o mapeamento.

Como funciona o Wifi

Graças ao Wi-Fi, as atividades locais podem prever o hotspot Wi-Fi aberto ao público que se encontra nas proximidades da atividade. Esse processo tem duas vantagens:

  • permite a visibilidade online, favorecendo a entrada do consumidor no ponto de venda;
  • permite utilizar a conexão wi-fi como meio de comunicação com o usuário final.

Como funciona o Beacon

Os beacons são dispositivos que permitem enviar mensagens específicas para o usuário que se encontra nas proximidades da atividade. As principais vantagens do uso do Beacon:

  • é possível contatar os clientes, recomendando-lhes: produtos, promoções especiais enquanto estão na fila para pagar;
  • o usuário pode ser alcançado através de notificações relacionadas à sua localização geográfica.

Como funciona o Bluetooth Proximity Marketing (BPM)

Através do Bluetooth Proximity Marketing, tem-se a oportunidade de enviar qualquer tipo de conteúdo promocional para o celular do possível cliente presente em uma determinada zona, aproveitando o protocolo Bluetooth.
Entre os vários aspectos positivos ao adotar esse tipo de metodologia:

  • é possível comunicar com diferentes dispositivos simultaneamente, ou seja, alcançar diferentes usuários ao mesmo tempo;
  • os custos são menores em comparação à tradicional campanha de panfletos impressos.

Como funciona o QRcode

É um dos primeiros dispositivos utilizados no âmbito do marketing de proximidade.
O QRcode se comporta como os códigos de barras dos produtos. Portanto, o cliente, através de um aplicativo instalado em seu smartphone, enquadra o código do produto e visualiza o conteúdo.


A vantagem deste dispositivo é o fato de ser instantâneo e gratuito.

As vantagens do Marketing de proximidade

As vantagens do Marketing de Proximidade para uma empresa è poder enviar aos clientes que se encontram em uma zona geográfica específica, ofertas e promoções de forma personalizada e rápida.
Tudo isso permite a criação de um relacionamento exclusivo entre a empresa e cada cliente.

Características do Marketing de Proximidade

As principais características do Marketing de Proximidade:

  • Individual: as empresas através deste procedimento, podem enviar uma mensagem personalizada diretamente para o celular do cliente;
  • Móvel: através do dispositivo, o usuário tem a oportunidade de salvar e usufruir das ofertas em um momento posterior;
  • Ausência de impacto ambiental: redução de panfletos impressos ou brochuras;
  • Imediato: as atividades locais podem visualizar o feedback instantaneamente e, se necessário, fazer alterações imediatas na sua comunicação;
  • Multimídia: as mensagens que são enviadas podem ser de vários tipos; apenas texto escrito, imagens, vídeos em alta definição, pdf, etc;
  • Inovador: esse tipo de estratégia de marketing se diferencia das outras, pois permite comunicar-se com o usuário em um local específico e em um tempo específico.

O Marketing de Proximidade, uma estratégia que está ganhando cada vez mais relevância no mundo, graças à evolução das tecnologias móveis e de suas aplicações.

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