O que é o marketing de referência

Antigamente, o boca a boca gerava confiança na marca e aumentava os usuários ou clientes. Agora, as técnicas para penetrar no mercado evoluíram (especialmente em relação aos âmbitos web).

Na verdade, para marketing de referência, entendemos todas aquelas atividades que promovem a atividade ou o produto com o auxílio dos atuais clientes.

Marketing de referência na web: um recurso valioso para sites web e e-commerce

O marketing de referência na web é extremamente útil, especialmente nos e-commerces, mas não apenas.

Quando um site contém um link para um site externo, útil para gerar tráfego daquele endereço web, cria-se uma relação de referência.

Nessa relação que prevê, muito frequentemente, uma contrapartida econômica (taxa de referência), o referenciador é o site que hospeda o link e que é pago pela referência que obtém a visita do usuário através do clique no link (os resultados da referência são rastreados e monitorados). Muito frequentemente, a nível visual, os links estão na forma de banners que o referenciador cria para inseri-los no site referenciador.

A taxa de referência é proporcional ao número de leads (contatos) ou vendas geradas.

O marketing de referência no e-commerce

Sempre no âmbito digital, o marketing de referência pode também ser desenvolvido de outra forma: o programa de referência.

Este programa consiste em uma estratégia que permite à empresa adquirir novos clientes através daqueles que já foram adquiridos ou estão em fase de aquisição.

Um exemplo clássico de estratégia de referência utilizada frequentemente no e-commerce é presente no momento da compra.

Quando o cliente do portal e-commerce está prestes a completar o procedimento de compra, aparece na tela (através de pop-up ou outras estratégias) a possibilidade de reduzir o preço final (zerar as despesas de envio, ter um desconto, um cupom ou incentivos semelhantes). Como? Criando confiança na marca, convidando assim um amigo, um familiar ou um conhecido para o site do cliente. Somente esta ação pode desbloquear as reduções de preço prometidas pela marca.

Basicamente, estamos falando de um boca a boca veiculado com sugestão a terceiros do serviço ou produto que está sendo adquirido (member get a member).

Exemplos vencedores de marketing de referência

Roku: quando o email marketing de referência é vencedor

Roku è um serviço de streaming pago. Através de várias pesquisas, os executivos do grupo já haviam percebido que 25% dos clientes que utilizavam seu serviço tinham ouvido falar da Roku através de amigos, familiares e conhecidos e por isso haviam aderido.

Baseando-se nesses fatos, a equipe de marketing da Roku desenvolveu funis de email marketing (caminhos guiados que transformam um usuário em cliente). Nessa estratégia, a Roku incentivava tanto o referrer (quem já era cliente) quanto os novos clientes a adquirirem seus serviços através de assinaturas gratuitas da Netflix por um mês (além disso, na verdade, uma concorrente), além de obter um desconto de 10% para ambos.

Os resultados são excelentes: 70% dos novos usuários vem dos e-mails estudados especificamente para aqueles que já eram clientes.

Lomit Patel, Diretor Sênior de Marketing Direto da Roku, declara: "O marketing por e-mail foi a melhor maneira de promover nossos produtos tanto para os antigos quanto para os novos clientes".

Outro exemplo de resultados obtidos através do marketing de referência é o Cornestore CPA group.

A ideia é genial e simples: se o cliente já adquirido traz um novo cliente, receberá uma xícara de café como brinde e o novo cliente (além do cliente antigo) obterá 20% sobre o preço da declaração de impostos. Cada cliente antigo poderá trazer até cinco novas pessoas.

Para concluir, o marketing de referência é uma ferramenta poderosa de marketing que, se usada sabiamente, pode aumentar seus clientes e sua penetração no mercado.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.