O marketing de resposta direta (ou também Direct Response Marketing) é um tipo de marketing que requer um tempo de resposta muito curto ou até mesmo imediato por parte do consumidor.
Pode ocorrer na forma de anúncio ou publicidade, e através de quase qualquer canal.
A sua característica mais distintiva é a de lançar uma oferta irresistível, a qual, através de uma call to action, converte o maior número possível de prospects em leads.
Quase todas as outras tipologias de marketing visam exaltar identidade e brand awareness no potencial consumidor. Geralmente isso pode levar bastante tempo.
O marketing de resposta direta busca, em vez disso, provocar a reação no exato momento em que a campanha de marketing é lançada.
Os pontos-chave do Marketing de resposta direta
Uma vez que o único e principal objetivo é provocar a reação imediata do potencial consumidor, o marketing de resposta direta deve, na maioria das vezes, basear-se nos seguintes elementos:
- Atraíra atenção do consumidor oferecendo algo de que eles precisam imediatamente;
- Conhecer bem os seus públicos-alvo e suas necessidades, de forma a personalizar a oferta e/ou o anúncio em questão. Assim fazendo, as chances de sucesso serão otimizadas;
- Criar um call to action o mais claro possível, que exija fazer algo muito específico e que não leve a uma série de outras ações que possam confundir o usuário;
- Instilar um senso de urgência, utilizando elementos como "estoque limitado", "por tempo limitado", aumentará as possibilidades de que o consumidor tome a ação em questão.
Estatisticamente, a atenção de quem recebe uma mensagem publicitária não dura mais de 5 segundos.
Portanto, a partida deve ser jogada toda nesse intervalo de tempo, durante o qual todas as informações devem ser recebidas com clareza.
Quais benefícios traz esse tipo de marketing
Essa estratégia pode trazer resultados diversos.
- Rastreabilidade imediata: com esse tipo de campanha é muito fácil determinar de onde vêm os vários prospects e leads. Isso permitirá planejar e otimizar melhor as campanhas subsequentes;
- Identificar os prospects: utilizar o marketing de resposta direta e todos os seus benefícios permite ter uma ideia clara de quantos e quais prospects realmente responderam ao anúncio. Também esse aspecto permite maximizar as campanhas subsequentes;
- Segmentação e direcionamento: personalizar da melhor maneira possível a oferta, de forma que chegue a todos aqueles usuários potencialmente interessados, ajuda a aumentar as possibilidades de sucesso da campanha.
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