Existem muitas tipologias de marketing elaboradas e muito complexas. Muitas vezes, no entanto, as melhores soluções são as mais simples e, neste caso, também as menos dispendiosas!
Hoje falamos sobre marketing direto.
O marketing direto abrange todas as atividades de venda direta que não utilizam intermediários entre a empresa e o usuário (não se utiliza vendedores para nos entendermos).
As características do marketing direto
O marketing direto tem como pré-requisito um estudo do público-alvo e a utilização de listas com os dados cadastrais dos clientes que se deseja contatar.
As características dessa forma de marketing são:
- A mensurabilidade: se você está criando uma campanha de marketing direto on-line (veremos isso) ou se você está iniciando uma atividade de marketing direto tradicional, em qualquer caso terá dados tangíveis para entender como está indo
- A seletividade e a personalização: em todos os casos de marketing direto, você deve conhecer bem o público-alvo ao qual está se dirigindo. Esse pré-requisito é fundamental para estabelecer uma comunicação eficaz e direcionada
As grandes vantagens do marketing direto são justamente a possibilidade de medir os resultados obtidos (e, portanto, ajustar a estratégia para melhorar a cada vez) e a definição de um público-alvo cada vez mais específico. Basicamente, é uma operação escalável.
Tipologias de marketing direto
Ok, entendemos as características fundamentais do marketing direto, mas vamos dar alguns exemplos de atividades que se enquadram nessa classificação.
- Telemarketing: a atividade de ligar para uma lista de contatos pré-selecionados é uma tipologia de marketing direto. Infelizmente, é um setor saturado com grandes problemas relacionados à confiança que o interlocutor tem em relação ao operador
- Patrocínios nas redes sociais que permitem interagir de maneira personalizada com o usuário: pois é, também fazer retargeting, ou seja, utilizar os dados disponíveis das estatísticas dos visitantes de um site e reutilizá-los para uma campanha super direcionada no Facebook ou em outras redes sociais, faz parte do marketing direto, uma vez que não se usa um intermediário e de fato se envia a comunicação direcionada a um público específico
- Direct mail e cartas impressas: o boletim informativo e o envio de cartas pelo correio (além de folhetos e outras comunicações) são formas (uma mais evoluída e a outra mais arcaica, mas ainda assim eficaz) de marketing direto. Elas se dirigem a um público específico (no caso da carta, até mesmo um único leitor) e foi pré-selecionada uma lista de contatos
- Mobile marketing: outra forma de marketing direto é o envio de promoções e descontos por sms e WhatsApp (ou qualquer outro serviço de mensagens instantâneas), talvez inserindo o nome do cliente (há, obviamente, muitas maneiras de automatizá-lo)
Como criar uma comunicação eficaz para o marketing direto
Dissemos: o pré-requisito fundamental para o marketing direto é claramente um público específico (muito específico!).
Cada usuário ou microgrupos de usuários, precisarão de uma comunicação diferente!
Então estude a fundo as necessidades do seu público e use um tom de voz coerente com o futuro leitor e/ou cliente.
Uma frase certa, uma abordagem certa, a linguagem certa e o copy estudado podem levar a um aumento significativo nas vendas!
O marketing direto deve ser super seletivo e cada cliente (ou tipo de cliente) deve receber uma mensagem diferente em relação a outro grupo!
De qualquer forma, sempre envolva o possível cliente, atraia-o e tente se colocar no lugar do leitor para entender se a comunicação é a correta!
Exemplos de marketing direto
Aqui estão alguns exemplos de marketing direto realmente bem realizados úteis para te inspirar e começar a utilizar esta forma de marketing frequentemente subestimada, mas na verdade muito lucrativa.
Toyota Corolla 2015: um semáforo para criar expectativa
Uma campanha genial que envia aos clientes fiéis o folheto diretamente em casa.
A particularidade, porém, salta imediatamente aos olhos: ao abrir o folheto há um semáforo.
Primeiro vermelho, depois, à medida que se aproxima o dia do lançamento da nova Toyota Corolla, ele fica amarelo e, finalmente, verde no dia X. Claro, um investimento importante, mas o resultado foi impressionante: 257% de visitas a mais no site e 900% de aumento nas solicitações para um test drive!
Ikea Lack: quando uma embalagem vale mais do que um anúncio
Não poderia faltar a Ikea nos exemplos de marketing direto.
O uso sábio de uma embalagem realmente impressionante, unido à força do marketing direto, se traduz em uma campanha muito bem-sucedida na promoção da mesa econômica Lack.
A embalagem que o cliente da Ikea recebe em casa através do clássico folheto é um modelo 3D da mesa inserido entre as páginas do catálogo normal, assim para ressaltar a facilidade de montagem e a beleza estilística do móvel!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.