O marketing de herança é uma forma de comunicação usada para indicar o patrimônio histórico de uma marca, chamada a sua vez brand heritage ou mesmo de uma empresa, dita corporate heritage.
Na prática, é o conjunto de todas as atividades de marketing que operam sobre o patrimônio histórico da marca para reforçar seu posicionamento no mercado.
O marketing de herança encontra colocação em uma série de atividades que têm o objetivo de:
- Consolidar a imagem e a reputação: dela empresa ou das suas marcas;
- Reforçar seu posicionamento no mercado;
- Realizar uma proposição de valor baseada na tradição;
- Criar uma identidade distinta: O patrimônio histórico de uma marca nos distingue de todos os outros e é algo único, diferente e inimitável;
- Criar confiança: confia-se muito mais em uma empresa que atua há tempo no mercado, porque comunica uma mensagem de solidez e confiabilidade;
- Criar envolvimento: através do storytelling, conta-se a história de uma empresa de modo a envolver e emocionar o cliente.
As atividades de heritage marketing, buscam transmitir ao público, a identidade ou a personalidade da marca através das campanhas publicitárias de retro-branding (estratégia de comunicação baseada na redescoberta da história de uma marca, dos valores ou dos produtos de antigamente).
Essas visam obter o envolvimento emocional do consumidor através de lembranças ligadas ao uso dos produtos.
Portanto, o consumidor é estimulado a lembrar em sua mente as histórias e as memórias que estão ligadas aos produtos de uma determinada empresa, para se identificar com a história do produto e reconhecer parte de sé mesmo com a marca de referência.
Por què é importante implementar uma estratégia de heritage marketing?
As empresas podem contar com um patrimônio que tem um valor inestimável, chamado justamente heritage marketing. Literalmente significa “marketing da herança” e representa um patrimônio histórico de uma empresa construído ao longo dos anos.
Implementar uma estratégia de heritage marketing è um elemento fundamental para se destacar dos próprios concorrentes.
Representa um ponto forte que as empresas utilizam para fidelizar o cliente, e fazer ressuscitar memórias felizes de um determinado produto ou de uma determinada empresa.
Os recursos utilizados através do heritage marketing são considerados “relacionais” pois criam relações com o público, com os investidores, com os blogueiros e com todos os especialistas do setor.
O heritage marketing è muito importante porque a identidade de marca e a reconhecibilidade de uma marca têm um papel central que influencia a escolha dos consumidores.
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