O que é o heritage marketing

O marketing de herança é uma forma de comunicação usada para indicar o patrimônio histórico de uma marca, chamada a sua vez brand heritage ou mesmo de uma empresa, dita corporate heritage.

Na prática, é o conjunto de todas as atividades de marketing que operam sobre o patrimônio histórico da marca para reforçar seu posicionamento no mercado.

O marketing de herança encontra colocação em uma série de atividades que têm o objetivo de:

  • Consolidar a imagem e a reputação: dela empresa ou das suas marcas;
  • Reforçar seu posicionamento no mercado; 
  • Realizar uma proposição de valor baseada na tradição;
  • Criar uma identidade distinta: O patrimônio histórico de uma marca nos distingue de todos os outros e é algo único, diferente e inimitável;
  • Criar confiança: confia-se muito mais em uma empresa que atua há tempo no mercado, porque comunica uma mensagem de solidez e confiabilidade;
  • Criar envolvimento: através do storytelling, conta-se a história de uma empresa de modo a envolver e emocionar o cliente.

As atividades de heritage marketing, buscam transmitir ao público, a identidade ou a personalidade da marca através das campanhas publicitárias de retro-branding (estratégia de comunicação baseada na redescoberta da história de uma marca, dos valores ou dos produtos de antigamente). 

Essas visam obter o envolvimento emocional do consumidor através de lembranças ligadas ao uso dos produtos.

Portanto, o consumidor é estimulado a lembrar em sua mente as histórias e as memórias que estão ligadas aos produtos de uma determinada empresa, para se identificar com a história do produto e reconhecer parte de sé mesmo com a marca de referência.

Por què é importante implementar uma estratégia de heritage marketing?

As empresas podem contar com um patrimônio que tem um valor inestimável, chamado justamente heritage marketing. Literalmente significa “marketing da herança” e representa um patrimônio histórico de uma empresa construído ao longo dos anos.

Implementar uma estratégia de heritage marketing è um elemento fundamental para se destacar dos próprios concorrentes.

Representa um ponto forte que as empresas utilizam para fidelizar o cliente, e fazer ressuscitar memórias felizes de um determinado produto ou de uma determinada empresa.

Os recursos utilizados através do heritage marketing são considerados “relacionais” pois criam relações com o público, com os investidores, com os blogueiros e com todos os especialistas do setor.

O heritage marketing è muito importante porque  a identidade de marca e a reconhecibilidade de uma marca têm um papel central que influencia a escolha dos consumidores.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.