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Os marketers que desejam empreender uma campanha de marketing experiencial consolidam uma ideia particular, revolucionária e disruptiva, para transmitir os valores da empresa de forma direta e superando as regras da comunicação clássica.
Em experiências de um certo tipo, o cliente se identifica com a marca e provavelmente a longo prazo lembrará daquela situação particular ligando-a ao produto.
Exemplos marcantes de marketing experiencial
Sprite, 2011, no Rio de Janeiro. Calor, vontade de se divertir e se refrescar: o que faz Sprite? Instala chuveiros mega em forma de dispensador do produto. Divertido e inovador.
Se o de Sprite é apenas uma tentativa divertida de quebrar os padrões, Virgin Atlantic (companhia aérea britânica) faz uma verdadeira campanha de marketing com direito a slogan: "No ordinary park bench fly in the face of ordinary".
A experiência é clamorosa: uma espécie de câmera escondida onde os desavisados espectadores que descansam em um banco de Manhattan são surpreendidos pelaexperiência Virgin Atlantic.
Acontece de tudo: primeiro o banco se torna o assento do avião com direito a coquetel oferecido, filme no tablet e petiscos, depois a empresa exagera com verdadeiros esquetes de filmes de ação, uma espécie de flash mob, que começa no momento em que o espectador escolhe o filme no tablet.
Aqui estamos em um nível seguinte em relação ao Sprite: experiência envolvente e chocante, valores empresariais que se fundem com o cotidiano e espanto. Esta é realmente a palavra-chave!
A experiência do usuário é tornada excessiva e super envolvente.
Outro exemplo realmente bem-sucedido de marketing experiencial è KLM Royal Dutch Airlines (companhia aérea holandesa): Bonding Christmas Buffet.
Estamos sob as festas de Natal, todos estamos estressados porque precisamos comprar os presentes de Natal. De repente, vemos uma mesa decorada bem no centro do aeroporto.
Há um problema: è a 5 metros de altura.
A única maneira de fazê-la descer é sentar-se. Mas não só o seu, todos os outros lugares também deverão estar ocupados.
Dessa forma, as pessoas interessadas no banquete devem sentar-se quase obrigatoriamente todas juntas, uma ao lado da outra, até que se atinja o número de cadeiras suficiente para fazer descer a mesa farta.
É realmente genial!
Funciona mesmo: as pessoas que geralmente evitam até mesmo o olhar com pessoas que não conhecem começam a brincar, conversar e comer juntas. Isso sim é espírito natalino!
Na metade da experiência chegam as anfitriãs com o logo da empresa que se certificam de que tudo tenha sido do agrado delas. Então, o slogan impactante: "Begin people together for Christmas!"
A empresa aqui realmente quebra todas as barreiras: é graças à KLM Royal AirLine que se vive uma experiência de socialização, alegria e espanto.
Vamos fazer outro exemplo.
SNCF è um serviço ferroviário francês que decidiu instalar portas interativas nas ruas de Paris conectadas, também por meio de webcam, a outras cidades europeias.
As pessoas que abrem a porta interagem com os atores que fazem seus retratos, dançam com eles, simulam uma corrida de bicicleta, etc. Enfim, as fronteiras entre país e país se anulam, de forma divertida e inovadora.
SNCF - A Europa Está Logo Ao Lado
Uma variação sobre o tema é feita por Carlsberg. De fato, aqui o produto è o centro do flash mob. Apenas as vítimas são espectadores reais que vão ao cinema, na sala da pegadinha em Bruxelas.
O resto da plateia são bikers enormes com tatuagens e bigodes. Obviamente, as vítimas estão um pouco perplexas, algumas vão embora, outras conseguem encontrar um lugar para sentar. A esse ponto, a ideia genial: acende-se a luz sobre as vítimas e o biker mais próximo oferece a Carlsberg entre risadas e diversão de toda a sala.
Os exemplos podem ser centenas, mas o fio condutor de todas as experiências descritas é transcender do produto e dar uma verdadeira experiência ao espectador que vive uma situação e que a liga à marca para sempre!
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