O que é marketing farmacêutico

O marketing farmacêutico é a aplicação das técnicas, dos usos e dos instrumentos típicos do marketing para a promoção de produtos cosméticos, dispositivos médicos ou simplesmente produtos farmac&eacutecios.

A primeira coisa importante a deixar claro é que as atividades do marketing farmacêutico podem ocorrer entre diferentes interlocutores.

Pode ocorrer por parte de organizações públicas ou privadas, e pode ser direcionado a clínicas, doutores ou diretamente aos consumidores.

Como diversos outros setores do marketing, que enfatizam cenários muito mais especializadas (como por exemplo o marketing político), o farmacêutico também possui características próprias.

Embora essa forma de marketing seja voltada para a venda de produtos, deve lidar com o fato de que na imaginação coletiva, o produto farmacêtico é uma necessidade em termos de saúde.

Portanto, não pode ser raciocinado com os mesmos termos do marketing mais clássico (como por exemplo qualidade, conveniência, valores etc...), uma vez que é sim uma necessidade, mas com características diferentes.

Como é estruturado o marketing farmacêutico

Olhando mais de perto esse tipo de marketing, distinguimos dois tipos de relações:

  • Marketing para os Médicos: essa modalidade do marketing farmacêutico se baseia em interceptar as necessidades dos profissionais da área, predominantemente em termos de equipamentos e instrumentação, além do fornecimento de produtos medicinais.

    Na grande maioria dos casos, fazer marketing para os médicos significa ter um elo direto com um público muito amplo, que é representado pelos pacientes do médico. De certa forma, este último representa tanto o comprador quanto o intermediário.

    Ao lidar com profissionais, o produto deve ser promovido e patrocinado de maneira coerente com essa profissionalidade: deve ser precisamente descrito e deve ser apoiado por dados e elementos de relevância científica;
  • Marketing para pacientes: esta outra forma de marketing deve ser conduzida de maneira radicalmente diferente daquela empresa farmacêutica que deseja vender seu produto diretamente a um paciente, sem passar pelos médicos.

    Nesse sentido, as empresas farmacêuticas podem basear sua estratégia de marketing nas Search Analytics, ou seja, consultar os dados das pesquisas que os usuários realizam na internet. Um detalhe que nos dias de hoje tem um peso importante.

    Por exemplo, muitas pesquisas sobre sintomas e remédios para asma poderiam corresponder à promoção de um determinado produto voltado a satisfazer essas necessidades.

O marketing farmacêutico e o mercado

Analogamente a muitos outros tipos de marketing, também para o farmacêutico existem diferentes possibilidades em termos de relação entre produto e mercado.

Embora um pouco datada, a matriz de Ansoff (também chamada Matriz produto-mercado), permite orientar melhor a estratégia de marketing com base no tipo de produto que se deseja promover e onde se quer promovê-lo. Isso é muito útil na tentativa de otimizar os resultados.

A matriz de Ansoff é uma ferramenta baseada em quatro elementos:

  • Mercado já existente;
  • Novo mercado;
  • Produto já existente;
  • Novo produto.

Com base nesses elementos é possível elaborar quatro tipos de estratégia de marketing:

  • Penetração de mercado: ou seja, aumentar as vendas de um produto já existente em um mercado já existente;
  • Desenvolvimento de mercado: ou seja, entrar com um produto já existente em um novo mercado;
  • Diversificação: ou seja, introduzir um novo produto em um novo mercado;
  • Desenvolvimento do produto: o lançamento de um novo produto em um mercado já existente.

Em um setor como o farmacêutico, onde os mercados estão cheios de produtos e onde se destacar não é algo tão imediato, contar com uma estratégia bem elaborada pode fazer a diferença.

No marketing farmacêutico, não é assim tão diferente de outros tipos de marketing.

Em conclusão, podemos dizer que embora a abordagem do setor farmacêutico em relação às estratégias de marketing seja relativamente recente, é já observável como muitas empresas estão rapidamente se adequando.

E o fazem investindo recursos significativos no marketing. Recursos que cada vez mais frequentemente são maiores do que aqueles destinados à pesquisa e ao desenvolvimento dos próprios produtos.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.