O marketing gastronômico representa todas as formas de promoção dos estabelecimentos do setor de alimentos e seus pratos.
Na Itália, desde os anos 2000, é literalmente explodido o setor de alimentos e, consequentemente, também o marketing a ele associado.
Marketing gastronômico e marketing enogastronômico
O marketing gastronômico se encaixa no espectro mais amplo do marketing enogastronômico. Ele abrange o gastronômico (promoção dos pratos), mas também adiciona o marketing enológico (vinhos e afins) e territorial (promoção do território).
Quem è o público-alvo do marketing gastronômico? Os foodies são os clientes viciados em comida, ou seja, pessoas que amam comida de qualidade, mas também ligada ao território. Para fazer marketing gastronômico é necessário proporcionar experiências e não apenas frias fichas técnicas.
Vantagens e estratégias do marketing gastronômico
Fazer marketing gastronômico significa aumentar a sua brand awareness e tentar impulsionar as vendas de determinados produtos gastronômicos.
O marketing gastronômico se manifesta de várias maneiras e aproveita a forte propensão do Italiano e, sobretudo, do estrangeiro, ao chamado turismo enogastronômico sempre muito em alta.
Para fazer marketing gastronômico é importante:
- Comunicar o produto ligado ao território e à experiência a ele relacionada (experiencialidade).
- Não ser clichê: propor belas imagens, mas também calor humano com equipe sorridente e momentos de cotidianidade.
- Transmitir valores de acolhimento e propor unique selling proposition que só você pode oferecer.
- Propor produtos a Km 0 e sustentabilidade ambiental (o go local).
Como todas as estratégias de marketing e web marketing, o marketing gastronômico se desdobra em plataformas diferentes como redes sociais (principalmente Instagram) e sites modernos e funcionais.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.