Entende-se por marketing global aquela estratégia de comunicação, promoção e venda que interessa mercados externos diferentes do mercado de origem da empresa.
O marketing global, ou internacional, tem como objetivo penetrar nos mercados externos e otimizar sua presença nesses países.
Regras e diretrizes para criar um plano de marketing global eficaz
Para a criação de um bom plano de marketing internacional é fundamental:
- Planejamento estratégico integrado: para fazer isso é de vital importância conhecer muito bem os mercados externos onde se deseja penetrar e as regras administrativas, tributárias e burocráticas do local.
- Análise da concorrência e do mercado de referência: analisar a concorrência para adaptar os produtos e serviços àquele mercado específico.
- Análise e adaptação empresarial dos aspectos socio-culturais do mercado de referência: agindo em mercados e países diferentes, é muito importante analisar e estudar a linguagem e a cultura do local e, consequentemente, adaptar a própria comunicação a esse contexto específico (modificando de fato, mercado por mercado, o seu marketing mix).
Exemplos de marketing internacional de sucesso
- Amazon, um colosso global que entendeu como se mover nos vários mercados: o gigante do e-commerce consegue reproduzir os principais valores empresariais em todos os países onde comercia: atenção aos detalhes, portfólio imenso e extrema facilidade de utilização do serviço.
- Red Bull, quando uma marca se torna realmente global: Uma empresa austríaca que nasceu como produtora de bebidas energéticas, foi se expandindo para outros setores como F1, futebol e outros eventos "extremos", que realmente transmitem a ideia de uma marca global, integrada em vários países.
Somente com um planejamento estratégico e com um forte conhecimento dos países onde se deseja ampliar seu raio de ação, é possível criar um plano de marketing global eficaz.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.