O que é o marketing mix

Para satisfazer o consumidor e alcançar os seus objetivos empresariais, é fundamental analisar o seu mix de marketing e encontrar um equilíbrio adequado entre os fatores (que são controláveis).

Vale ressaltar que todo o mix de marketing não prevê receitas, mas apenas custos, exceto pelo preço (que obviamente gera receitas).

Jerome McCarthy teorizou e estudou as 4P (os quatro fatores dos quais estávamos falando), definindo-os também como alavancas decisórias.

Os quatro fatores do mix de marketing são:

  • Produto (Product)
  • Preço (Price)
  • Distribuição (Place)
  • Promoção e comunicação (Promotion)

Produto: o centro da empresa

O produto è o núcleo das escolhas de marketing da empresa. Há anos já não é mais suficiente um bom produto, mas é fundamental criar um sistema de produto (fazem parte o packaging, a criação da marca e os serviços acessórios).

Preço: posicionar-se no mercado de maneira ideal

O preço é também um elemento importante para o sucesso de uma empresa. È de fato fundamental estabilizar-se no mercado com um preço bem claro e razoável.

Com base nas fases de vida do produto, a empresa pode aplicar diferentes tipos de políticas relacionadas ao preço, como:

  • a desnatagem do mercado (skimming pricing), o produto é maduro e o preço é alto, mas a empresa quer se padronizar em um alvo "fiel" à marca 
  • a penetração no mercado (penetration pricing), preço agressivo para fazer o produto ser conhecido
  • a diversificação dos preços (segment pricing), útil em caso de muitos produtos disponíveis

Lugar: como distribuir o produto

Uma vez criado o produto e definido o preço, o produto deve ser distribuído.

O Placement baseia-se na escolha estratégica dos canais de distribuição (o gestão de canais), da logística e do armazenamento.

Para uma estratégia correta de Placement è fundamental ter noções de contratualística comercial e conhecimento da documentação da particular espécie de produto. O placement, muitas vezes, anda lado a lado com o merchandising.

A Promoção: a linhagem vital do marketing

Por fim, a promoção. Aqui poderíamos realmente abrir um capítulo à parte. È a quarta e última alavanca decisional do marketing mix. A promoção e a comunicação de uma empresa são, talvez, os aspectos mais interessantes de todo o percurso do marketing mix.

Fazem parte:

  • A publicidade (advertisement), tradicional ou mais evoluída como as campanhas ADS nas redes sociais e Google
  • As patrocínios, fundamentais para se fazer conhecer ao público mais amplo
  • As relações públicas (RP)
  • O merchandising, como dito ligado ao Placement

Para entender melhor sobre o que falamos até agora, vamos tomar como exemplo uma grande marca que é conseguiu equilibrar de maneira sábia os quatro fatores do marketing mix.

Caso de estudo Ford

Ford, a famosíssima montadora estadunidense, criou um modelo clássico de marketing mix que funciona muito bem:

  • Produto: Ford, como todas as montadoras, divide a frota de carros com base em tipos e públicos-alvo
  • Preço: cada carro tem um preço específico, estudado de forma cuidadosa também através de técnicas psicológicas como a de reduzir alguns euros no preço final para criar um impacto emocional melhor ao cliente (um exemplo é o clássico 9.99 € em vez de 10.00 €)
  • Local: a distribuição da Ford è extremamente complexa mas se baseia nas concessionárias próprias
  • Promoção: como grande parte das grandes marcas, a Ford também trabalha muito na promoção televisiva e cinematográfica, concentrando-se em patrocínios locais e globais para aumentar a fama da sua marca.

Este exemplo prático, que poderia ser aplicado a muitas outras empresas, nos faz entender a importância estratégica do marketing mix.

Para concluir, aqui estão alguns famosos fracassos empresariais decorrentes de um marketing mix incorreto (mesmo uma alavanca decisional não estudada corretamente pode ser a causa do fracasso).

  • Texas Instruments Incorporated: nos anos 90, a famosa empresa multinacional de semicondutores teve que sair do mercado de computadores pessoais, escolha que custou-lhes nada menos que 600 milhões de dólares em prejuízo. Tudo isso é fruto de um marketing mix errado que levou a marca a enfrentar um período de grave crise.
  • BMW: a famosíssima montadora alemã tentou, em várias ocasiões, entrar em segmentos de mercado mais baixos (especialmente por preços), investindo milhões de dólares com poucos resultados, pois teria desnaturalizado demais a marca.
  • Mondadori: nem todos sabem que a editora italiana tentou nos anos 80 entrar no mercado da televisão assumindo a gestão da Rete 4. Essa escolha foi fruto de uma combinação de marketing péssima que resultou na venda da rede em favor da Fininvest (a mesma Mondadori depois será adquirida pela empresa de Berlusconi).

Para concluir, portanto, o marketing mix é um momento fundamental da análise de uma empresa. O marketing mix não é teórico, mas extremamente prático (faz parte do chamado marketing operacional), mas um único erro nesta fase poderia realmente criar grandes problemas para a empresa ou, por outro lado, poderia ser um elemento que a levará ao sucesso!

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.