Com Marketing não convencional refere-se a todas aquelas estratégias publicitárias, que são utilizadas através de algumas técnicas comunicativas não convencionais, com a intenção de instigar e estimular o interesse dos consumidores por um determinado produto ou serviço.
Um dos temas mais importantes do Marketing não convencional é o boca a boca: são os próprios usuários que divulgam a publicidade quando é agradável, atraente ou interessante.
O objetivo do marketing não convencional é surpreender o usuário a tal ponto de instaurar aquele efeito memória, muito útil no momento da decisão de compra.
Fantasia e espanto são qualidades do marketing não convencional, procura provocar emoções no consumidor, além disso, cria expectativas ainda antes do lançamento de um produto.
Formas de Marketing não convencional
Dentro dessa tipologia de marketing entram várias formas de promoção alternativas como: marketing ambiental, guerrilla marketing, buzz marketing, todas as tipologias que utilizam ambientes incomuns para promover produtos e se baseiam no boca-a-boca ou também denominado WOM ou seja, word-of-mouth.
- Ambiente Marketing ou Ambiente Advertising: é utilizado o ambiente físico para a difusão de mensagens de marca ou produtos, em um cenário diferente, onde não estão presentes muitas mensagens publicitárias;
- Buzz Marketing: é um conjunto de técnicas de marketing que aproveitam tanto o online quanto o offline, com o objetivo de aumentar as conversações e o interesse por uma marca específica.
- Marketing de Guerrilha: é uma estratégia de comunicação cujo objetivo è disseminar uma mensagem não convencional, através do uso de imagens ou vídeos.
Um exemplo de Marketing de Guerrilha è a famosa marca McDonalds, que utilizou as faixas de pedestres para criar uma promoção impactante, de fato, usou as faixas como se fossem batatas fritas saindo da embalagem, colocando bem em destaque seu logotipo.
Marketing não convencional: em que consiste
A publicidade à anos propõe sempre os mesmos esquemas. Os consumidores estão exaustos de ver sempre as mesmas imagens e ouvir as mesmas mensagens, tanto que já não dedicam mais a atenção adequada.
Eis porque, neste cenário, hoje diversas empresas para se fazer notar, decidem experimentar novas formas de comunicação da sua marca e dos seus produtos, com o objetivo de conquistar a atenção do cliente, adotando as técnicas do marketing não convencional.
O marketing não convencional utiliza o marketing viral para identificar os produtos que têm a tendência de se espalhar espontaneamente entre as pessoas, geralmente através das redes sociais.
Vantagens e desvantagens do marketing não convencional
Esse modo de fazer promoção dos produtos tem o objetivo de despertar curiosidade e surpreender o cliente potencial. Uma de suas vantagens é certamente aquela ligada ao aspecto econômico, pois requer pouco orçamento, permitindo assim que até pequenas empresas possam adotar essa estratégia.
O fato de que o marketing não convencional utiliza as redes sociais para disseminar a mensagem favorece a interceptação do usuário não estritamente ligado à marca, mas pode representar um consumidor potencial.
Este tipo de marketing permite visibilidade a todos, mas da mesma forma expõe as empresas a possíveis críticas por parte dos usuários.
Para concluir, o marketing não convencional é uma ótima estratégia para fazer publicidade da própria marca ou produto, mas é necessário utilizar corretamente todas as suas modalidades e seus instrumentos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.