O marketing olfativo utiliza perfumes para incentivar o cliente a comprar.
O marketing olfativo, ou Scent marketing é a aplicação prática da exploração do olfato para obter vendas de um determinado produto.
Este ramo do marketing sensorial, portanto utiliza as imensas possibilidades de um dos cinco sentidos para envolver o público.
O uso sábio desta forma de marketing sensorial influencia o comportamento de compra do cliente, tentando modificar as percepções e provocar emoções e sensações particulares através dos perfumes e das fragrâncias do próprio produto.
A força do marketing olfativo é dada pelo fato de que os perfumes são memorizados mais facilmente pelo cérebro, porque elaborados diretamente pelo sistema límbico.
O marketing olfativo leva a um aumento da reconhecibilidade da marca até encontrar uma lembrança positiva da mesma etiqueta.
Exemplos práticos de marketing olfativo
Quem são as marcas que fizeram a chamada melhor prática no setor de marketing olfativo?
Já falamos sobre P&G e BMW, mas outras duas marcas que se destacaram por essa prática são:
- Swatch: em 2000, a famosa marca de relógios, na ocasião do Dia das Mães, perfumou as lojas, as embalagens e os próprios relógios com rosa búlgara, construindo uma forte conexão com o modelo criado sob medida.
- Karada: outra genialidade è aquela feita pela famosa marca florentina de roupas. Parece que em uma coleção específica foi borrifada uma essência à base de feromônios que estão notoriamente ligados à atração sexual.
O marketing olfativo è, portanto, uma poderosa ferramenta nas mãos dos profissionais de marketing, mas a gafe è logo ali, atenção!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.