O que é o marketing one to one

O marketing um a um è uma estratégia de marketing que coloca no centro da oferta cada consumidor.

Na prática, è uma abordagem no mercado baseada nas singulares necessidades do consumidor nas quais a oferta é personalizada.

Com base na relação entre vendedor e cliente, a oferta de mercado pode variar no que diz respeito ao produto, ao preço, e as promoções.

O marketing um a um, portanto, tende a focar a atenção da empresa no cliente e se compromete com a personalização da oferta que varia de cliente para cliente para satisfazer, justamente, suas necessidades.

Estratégias de marketing um a um

A personalização da oferta com base em cada cliente individual otimiza os recursos e reduz o desperdício, além de oferecer ao cliente exatamente o que deseja.

Para ter uma estratégia eficaz de marketing um a um, é importante integrar algumas ferramentas fundamentais: 

  • Sistemas CRM: Um bom software de CRM personalizado consegue coletar com precisão os dados necessários para as empresas implementarem uma estratégia eficaz de marketing;
  • Plataformas de chat ao vivo personalizadas: essas plataformas permitem que as empresas reduzam os custos operacionais, economizem tempo e criem uma melhor experiência para o cliente. Se os clientes podem obter em poucos segundos as respostas de que precisam, certamente apreciarão sua empresa;
  • Sites Web personalizados: um bom site web é a vitrine perfeita para expor nossos produtos e serviços, se è bem projetado com textos de qualidade, será uma ótima carta na manga para uma boa estratégia one to one;
  • Comunicação personalizada com os clientes: è importante dirigir-se ao leitor de maneira informal, chamando-o pelo nome e mostrando a eles todos os conteúdos úteis e relevantes ao produto ou serviço em questão;

O marketing personalizado, portanto, transforma o método tradicional de fazer marketing, estudando as necessidades do cliente e as opiniões dos clientes a fim de melhorar os produtos e as vendas.

Tipos de marketing one to one

O marketing one to one pode manifestar-se através de duas diferentes tipologias:

  • Personalização: a empresa estuda e entende quais são as características e preferências do usuário com base nas compras anteriores ou nas visualizações de um determinado site. Uma vez entendido o que o usuário deseja, serão propostos artigos adequados a ele, por exemplo, com várias publicidades relacionadas com a frase "escolhidos para você" ou variantes desse tipo;
  • Personalização: a empresa não adquire as preferências do usuário com base nas compras passadas. Então? Como fazemos para entender do que o cliente precisa? Simples! É diretamente ele quem fornece à empresa suas preferências e gostos.

Pensamos, por exemplo, nas lojas de comida rápida que disponibilizam aos seus clientes saladas personalizadas com diferentes temperos para poder personalizar sua salada e ter uma refeição saudável, saborosa e, acima de tudo, que atenda a qualquer solicitação do cliente.

Vantagens do marketing um a um

Por que muitas empresas preferem a técnica do one to one em vez da habitual estratégia de marketing tradicional?

A resposta é simples, porque traz muitos benefícios para a empresa!

Entre os diversos benefícios, os mais importantes são:

  • Fidelização do cliente: que leva a uma relação que dura no tempo;
  • Garantir mais benefícios à empresa: se um cliente está satisfeito com seus serviços, tenderá a comprar sempre da sua empresa;
  • Aumentar o nível de satisfação do cliente: que recebe aquilo que espera;
  • Não colocar mercadoria descontada: para reter o cliente porque nunca haverá reclamações sobre o preço se o produto vale e o cliente está satisfeito.

Os usuários estão cientes do fato de que são continuamente monitorados através de suas compras online porque são necessários para a personalização das ofertas futuras.

Exemplos de marketing one to one 

Algumas plataformas utilizam a ferramenta de marketing one to one para implementar suas estratégias de marketing e fidelizar o cliente, entre as plataformas mais importantes estão:

Amazon

Trata cada cliente de maneira diferente com base em suas necessidades. Jeff Bezos pensou bem em considerar as compras feitas no passado pelos usuários e recomendar todos os vários produtos relacionados.

Netflix

Netflix, por sua vez, publicita a visualização de conteúdos multimídia de acordo com as preferências declaradas pelo usuário durante a inscrição no site.

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