O marketing online, ou também definido como web marketing, é uma estratégia de mercado aplicada ao mundo da web com o objetivo de atrair visitantes interessados em seus produtos ou serviços visíveis na rede. Ele inclui mídias sociais, motores de busca, blogs, vídeos e e-mail. Suas atividades começam com a criação de um projeto na web para a realização de um site, para depois continuar sua promoção através de diferentes canais.
O web marketing se integra através das atividades de:
- Gestão de web marketing: disciplina organizacional que se foca na aplicação prática do marketing, ou seja, as técnicas e métodos dentro das empresas para a gestão de recursos e atividades de marketing.
- Marketing web estratégico: processo pelo qual uma empresa determina a estratégia competitiva mais adequada para alcançar seus objetivos de médio e longo prazo.
Por que o marketing online é muito importante?
Porque o web marketing não é um custo em si mesmo, mas sim um investimento para aumentar a visibilidade, os contatos e as vendas, sempre mantendo um olho nas suas estatísticas de mercado.
Seus benefícios são:
- Custos reduzidos: usar a internet para se conectar com seu público-alvo é menos custoso em comparação a uma promoção realizada através dos meios tradicionais como TV, rádio, imprensa.
- Múltiplas opções: as ferramentas de publicidade são diversificadas e com uma ampla escolha.
- Marketing 24 horas: com o web marketing, sua campanha publicitária pode operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e os anunciantes não precisam se preocupar com horários de abertura e fechamento, ou em pagar horas extras para sua equipe.
- Alcançar os clientes é simples e rápido: os consumidores podem acessar produtos e serviços sem qualquer custo. Isso elimina os custos relacionados aos deslocamentos para as compras, permitindo que os usuários façam uma compra do conforto de sua casa.
- Segmentação de mercado: com a ajuda do marketing online é possível direcionar os anúncios com base no público-alvo que se deseja atingir, criando, portanto, facilmente uma campanha publicitária.
- Coleta de dados dos clientes e personalização: em comparação ao mercado normal, para o marketing na web é mais fácil no que diz respeito à coleta dos dados dos seus clientes com base em suas necessidades, salvando as páginas visitadas pelos clientes ou por meio de pesquisas, chegando direto ao ponto da publicidáde sem ser incomodado por outros tipos de anúncios.
Como fazer marketing online?
Fazer marketing online significa cuidar de diferentes aspectos da comunicação na internet.
Para começar a fazer Web Marketing, a primeira coisa que você precisa é uma plataforma onde inserir os materiais de marketing que você vai criar.
As principais plataformas são:
- Facebook;
- Sitio Web;
- Blog;
- Youtube;
- Autoresponder.
Dependendo da estratégia que você quer adotar, pode escolher entre as diferentes plataformas que acabei de listar.
Depois disso, você pode criar um blog com o qual fazer artigos de marketing começando a escrever artigos de publicidade que sejam interessantes para o público-alvo que se deseja atingir.
Com um blog você pode “treinar” para escrever copy.
Para ser realmente eficaz, um site web precisa combinar um aspecto atraente com um modelo de negócios sólido que pode incluir as seguintes opções:
- venda de produtos físicos ou digitais no site;
- geração de renda através de receitas publicitárias;
- aumento das vendas de uma loja física;
- oferta de uma seção paga reservada para os inscritos;
- venda de produtos afiliados.
Uma vez criado o seu site, é necessário definir a estratégia de marketing que é muito importante para a boa venda do produto:
- Na comunicação, levar-se-á em conta enfatizar os aspectos aos quais o público-alvo é mais sensível e avaliar os canais com base em especificações precisas;
- Ações direcionadas de informação, que deixem claro a diferença qualitativa do produto em relação à média daqueles normalmente disponíveis nos grandes centros de distribuição;
- Ações de divulgação, como receitas, livros;
- Oferecer a possibilidade de inscrição em uma newsletter informativa;
- Integrar on line e off line;
È importante também fazer cursos voltados para desenvolver a autonomia das estratégias de marketing.
Por fim, o centro do web marketing è justamente o cliente, tudo gira em torno de suas necessidades, de seus hobbies. Se conseguir atingir o público-alvo certo, é possível fazer uma boa campanha publicitária.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.