O que é o marketing político

O marketing político é o processo pelo qual as técnicas, os usos e as ferramentas típicas do marketing encontram a sua aplicação nas cenas e nas campanhas políticas.

Neste caso, o marketing político leva a um nível mais alto aquilo que sempre foi um conceito-chave da política: a comunicação.

Como em muitas outras ramificações do marketing, existe um objetivo a ser alcançado e um alvo de referência. Ambos muito claros.

A linha de chegada do marketing político é o sucesso do indivíduo político ou de um partido político inteiro.

Portanto, será vital que a estratégia de marketing busque os votos em vez de elementos como a loyalty ou brand awareness (pelo menos não na sua acepção mais clássica do marketing).

Numa ótica semelhante, as pessoas são de qualquer forma prospects, os votos  são os leads e o candidato é o produto a ser destacado em relação aos concorrentes.

Como realizar uma campanha de marketing político

Como para muitos outros produtos em situações semelhantes, o marketing político também prevê uma série de escolhas a serem feitas e uma série de elementos a serem bem considerados:

  • Internet: Se antigamente o símbolo da política era o carismático líder partidário que inflamava as praças, hoje tudo isso se deslocou para a web. Mais rápido e mais visível, a web permite que o personagem político alcance um número de pessoas muito acima das possibilidades que teria em locais físicos. Por essa razão, representa um elemento imprescindível de toda campanha política bem estruturada.
  • O momento da compra: uma campanha política pode anteceder até vários meses o momento das urnas. O voto é a conclusão da campanha política, e é onde se mede a real eficácia da própria campanha. Poderíamos quase considerá-la como uma espécie de Zmot muito extenso. Uma vez que as urnas eleitorais representam o último ato da campanha política, é necessário que todos os prospects sejam convertidos em leads (eleitores) antes desse momento.
  • Os valores: Assim como para qualquer produto, mais ou menos inconscientemente, as pessoas escolhem o produto (ou o candidato neste caso, ainda mais) que mais se aproxima de seus valores e ideais. Portanto, um político que deseja conquistar e atrair o voto do maior número possível de eleitores deverá interceptar esses valores.
  • Clareza: Quando se fala de clareza, não se entende apenas a compreensibilidade  da mensagem que se quer transmitir, mas também a sua legibilidade, ou seja, a sua forma. Um discurso exposto através de frases simples, compreensíveis  e livre de ambiguidade, será muito mais eficaz e fácil de entender. De maneira diferente, um discurso com a mesma mensagem de fundo, que no entanto é expresso com uma linguagem mais rebuscada e pomposa, pode até dar a quem o ouve a ideia de ser inadequado para compreender essa mensagem, além de desviar completamente do objetivo de conquistar aquele ouvinte.

È importante a este ponto fazer uma consideração necessária antes de chegar à conclusão.

O mundo da web representou uma revolução também na forma de fazer política, obviamente.

O setor da política è um dos setores em que, como e mais do que em outros setores, a web representa uma arma de dois gumes.

É sempre bom pesar cuidadosamente o que é dito ou escrito, seja no formato de um post textual ou em vídeo em uma rede social.

Se é verdade que o número de pessoas alcançadas é altíssimo, é verdade também que a taxa de compartilhamento é igualmente alta.

Dizer ou escrever algo que possa ser mal interpretado, ou para colocá-lo de forma mais simples cometer um deslize, representaria um verdadeiro desastre para toda a campanha política.

Isso porque, justamente devido a essa altíssima visibilidade, o candidato ficaria profundamente marcado.

Sem contar como normalmente os concorrentes costumam explorar os erros de seus adversários políticos tanto para desacreditá-los quanto para autopromover a si mesmos.

Em conclusão é importante saber o que é uma campanha política e como pensá-la e implementá-la.

Mesmo no caso em que o candidato fosse uma pessoa muito carismática e com um seguimento eleitoral importante já desde o início, ele não pode e não deve cometer o erro de improvisar.

A melhor escolha nesses casos é confiar em especialistas do setor, que saibam otimizar ao máximo a comunicação do candidato e levá-lo a alcançar seu objetivo político.

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