O marketing programático é uma nova modalidade de aquisição de espaços publicitários online, completamente automatizada.
Trata-se de algo que está radicalmente revolucionando todo o panorama da publicidade é do marketing.
Entre suas características principais, além da completa e total automatização dos processos de aquisição de espaços publicitários, encontramos uma altíssima taxa de profilação.
Como funciona o marketing programático
Fundamentalmente um conjunto de complexos algoritmos de análise trabalham em sinergia e em tempo real para comprar espaços publicitários no momento certo e no lugar certo.
Vamos tentar entender melhor quais são os passos que compõem esse processo:
- Um usuário clica em uma determinada página, em um dado momento do dia;
- No site em questão, inicia-se um leilão para a venda do espaço publicitário (por exemplo, banners);
- O leilão começa e termina em milissegundos, o tempo de carregamento da página em questão.
Quem participa desse leilão? Todas aquelas empresas ou qualquer pessoa interessada no espaço publicitário daquele site específico.
O leilão é ganho pelo melhor licitante, naturalmente.
Isso depende de qual quantia os licitantes individuais escolhem definir; - Uma vez que esse leilão è concluído e o site que hospeda a publicidade reconhece o comprador, automaticamente fará aparecer a publicidade daquele comprador em seu próprio site.
Quais vantagens oferece o marketing programático
Como acabamos de ver, trata-se de um processo completamente automático que remove a componente humana do processo de compra.
Vejamos quais benefícios traz o marketing programático.
Principalmente uma enorme economia de tempo e dinheiro. A empresa pode escolher quanto investir, quando investir (n.d.r. em qual momento do dia, com base em dados que detalham o tráfego web de seus públicos-alvo) e, acima de tudo, onde investir.
Uma empresa que tenha uma clara consciência de quais são seus públicos-alvo e onde interceptar prospects, não perderá tempo e recursos em contextos e momentos que poderiam ser pouco proveitosos.
Embora esta forma de marketing ainda seja pouco difundida e vista com desconfiança, principalmente porque é de difícil compreensão e gestão, não há dúvida de que representa um importante passo à frente na maneira de fazer marketing digital.
Nos últimos anos, de fato, seu crescimento foi significativo, assim como o volume de investimentos que o interessou.
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