O push marketing é uma estratégia de venda que cria ações diretas sobre o cliente para incentivá-lo à compra.
O push marketing é frequentemente associado a técnicas já ultrapassadas e consideradas "incômodas" pelos clientes.
Formas e tipologias de push marketing
São formas clássicas de push marketing todas aquelas tipologias de comunicação comercial como:
- Telemarketing e teleselling: aquelas formas de marketing direto que têm como atores principais os vendedores ou consultores através de canais de áudio.
- E-mail marketing: aquelas ações de marketing baseadas em newsletters e comunicações diretas por meio de e-mail.
- Venda pessoal: a ação clássica do consultor que, ou porta a porta, ou através de agendamento, tem um contato direto com o potencial cliente.
- Marketing por Sms e WhatsApp: aquelas formas de comunicação, mais segmentadas possíveis, que enviam promoções e informações utilizando o número de telefone do potencial cliente, previamente obtido através de outras estratégias.
O marketing push é muito indicado nas fases iniciais de uma startup quando a empresa precisa se fazer conhecer no mercado, ou em setores muito concorrenciais onde o produto deve, de alguma maneira, emergir dos concorrentes.
Isso favorece uma rede sólida de varejo. As técnicas de marketing push são muito indicadas para penetrar de maneira incisiva no mercado.
Qual é a técnica melhor entre marketing push e pull?
Muitos especialistas afirmam que o marketing push está sendo substituído pelo marketing pull, mas isso não é totalmente verdade.
Um relacionamento direto com o consultor de referência ou com o comercial que vendeu o serviço, será sempre necessário.
Por outro lado, ações que atraem clientes através de técnicas de conversão (pull marketing) são fundamentais para uma moderna estratégia de web marketing e para se manter no mercado de maneira autoritária.
Como mencionado no post dedicado ao pull marketing, para criar uma comunicação estratégica empresarial, será fundamental utilizar ambas as formas de promoção e a habilidade do marketer será exatamente equilibrar os dois modos de publicidade.
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