O Cause Related Marketing (CRM) é uma colaboração entre uma empresa e uma organização sem fins lucrativos, onde a empresa apoia a entidade sem fins lucrativos destinando parte de seus rendimentos ao apoio de uma causa beneficente.
Ambas as realidades podem se beneficiar: a entidade sem fins lucrativos verá crescer as doações para seu projeto, enquanto a empresa verá crescer seus lucros porque cada vez mais os clientes finais se reconhecerão no sistema de valores que a empresa propõe.
Os sujeitos que operam dentro do Cause Related Marketing são, portanto, três: a empresa, a organização sem fins lucrativos e o ambiente (stakeholders e consumidores).
O Cause Related Marketing (CRM) é uma ferramenta de responsabilidade social corporativa.
Exemplos de Marketing Relacionado a Causas
Através do Marketing Relacionado a Empresas, a empresa busca posicionar ou definir de maneira positiva a sua marca ou um produto específico, associando-os a uma causa social específica em linha com seus valores.
A empresa persegue assim o aumento das vendas e um posicionamento diferenciado do produto ou da própria marca; a organização sem fins lucrativos verá aumentar as doações para sua causa.
O primeiro exemplo de Marketing Relacionado a Empresas remonta a 1983, quando American Express, mais especificamente seus Serviços Relacionados a Viagens de Negócios, decidiu aderir a um projeto de restauração da Estátua da Liberdade. A American Express decidiu doar um centavo para cada transação realizada através do cartão de crédito, e um dólar para cada novo cartão registrado.
Os resultados foram tão inesperados quanto positivos: a American Express registrou um aumento de 28% no uso dos cartões de crédito, e a Ellis Island Foundation recebeu 1,7 milhões de dólares.
Na Itália, a primeira marca comercial a propor um projeto de Cause Related Marketing foi Dash em 1987, com a campanha “Mil liras por um tijolo“: parte da receita foi destinada à realização de uma vila para jovens no Quênia. O projeto teve tanto sucesso que incentivou estratégias de Cause Related Marketing também entre outras empresas italianas.
Diferentes definições de Cause Related Marketing
Podem ser identificados quatro tipos de Cause Related Marketing:
- CRM de transação: a empresa fornece à organização sem fins lucrativos recursos financeiros e ou materiais
relativamente ao faturamento decorrente da colaboração estabelecida; - CRM de promoção: o produto da empresa torna-se protagonista da mensagem e da causa apoiada;
- CRM de licensing: a marca é fornecida pela organização sem fins lucrativos para comunicá-la na promoção do produto, em troca de uma contrapartida econômica;
- CRM de arrecadação conjunta: a empresa torna-se intermediária entre seus clientes e a organização sem fins lucrativos, fornecendo meios, ferramentas e recursos à própria organização sem fins lucrativos.
Benefícios do Marketing Relacionado à Causa
O Marketing Relacionado à Causa, assim tão estreitamente ligado à Responsabilidade Social Corporativa, persegue o objetivo de agregar valor às suas estratégias de marketing, não operando apenas para o lucro, mas buscando fornecer uma visão mais ampla ao cliente final, melhorando assim sua Reputação Corporativa, e compartilhando com o mercado seus princípios.
Em conclusão, o compromisso social de uma empresa desempenha um papel importante na construção do valor percebido pelos consumidores. Uma empresa solidária é considerada mais positivamente pelo cliente final, incentivando-o a continuar comprando seus produtos e tornando-se assim um testemunho direto do próprio produto em seu círculo social.
O Marketing Relacionado a Causas:
- contribui para melhorar a imagem da empresa;
- encoraja a atitude positiva dos consumidores em relação à empresa;
- adiciona valor ao que a empresa faz em relação aos stakeholders;
- é uma poderosa alavanca de marketing.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.