O marketing relacional pode ser definido como todas aquelas atividades que permitem à sua empresa se relacionar com o cliente e criar contatos com ele (ou eles).
Banalisando, falamos de fidelizar, gerenciar, monitorar, otimizar e melhorar a relação entre o cliente e a sua empresa: é isso que significa fazer marketing relacional.
Essa forma particular de marketing é definida como one to one, ocorre na verdade entre você (a empresa) e o cliente final. Na prática, entre você e quem utiliza suas ferramentas ou serviços.
O marketing relacional não "atira no escuro", mas se concentra apenas em um público muito restrito de consumidores. Esse público é extremamente perfilado e é, na realidade, o resultado de anos de experiência. O marketing relacional, portanto, interessa-se exclusivamente pelos seus stakeholders (clientes já adquiridos que fazem parte do seu core business) que devem ser incentivados a permanecer assim.
Como fazer marketing relacional de forma eficaz
Para fazer marketing relacional, basicamente, basta ter criatividade: clubes restritos e benefícios para os clientes, arrecadação de fundos, programas de afiliados, member get a members e quem mais tiver ideias que coloque.
Para alcançar o seu objetivo de criar customer loyalty (a famosa fidelização do cliente), é fundamental entender quem faz parte do seu core business (idade, interesses, comportamentos etc) e por isso é muito difícil conseguir entender qual é aquele importante segmento do seu mercado, em consequência das evoluções fisiológicas do mesmo público ao longo dos anos se não meses (depende do setor).
Operacionalmente como se faz marketing relacional em 2019?
Simples, basicamente, a nível web e digital, sem dúvida é fundamental utilizar um CRM (Customer Relationship Management) um sistema complexo que cria e gerencia automações (no dia do aniversário do cliente são enviados cumprimentos por email, quando um produto expira é convidado a renová-lo). Esses sistemas se baseiam em um banco de dados de contatos (leads).
No específico, além do CRM para fazer um bom marketing relacional, é necessário também:
- Um serviço de atendimento ao cliente válido e profissional para o pós-venda
- Formação contínua dos clientes por meio de reuniões e programas de atualização
- Uso sábio e estratégico das redes sociais: essa poderosa ferramenta não serve apenas para atrair novos clientes, mas também para cultivar e gerenciar aqueles que já foram alcançados
- Email marketing: como mencionado, é fundamental o envio de newsletters direcionadas
Para entender quem são os seus clientes a fidelizar, é recomendado utilizar pesquisas e feedbacks pré e pós-compra, assim criando uma amostra útil para analisar as evoluções do seu público-alvo.
Exemplos de marketing relacional
É inútil falar de grandes marcas neste caso. Com as ferramentas à nossa disposição agora, tanto a grande empresa quanto o pequeno negócio local podem fazer marketing relacional de maneira perfeita. Claro, um CRM dedicado custa e é um investimento, mas uma pesquisa no Facebook, por outro lado, não custa nada, apenas tempo. E o que dizer do barista que pontualmente te pergunta "o de sempre?" É isso que é o verdadeiro marketing relacional.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.