O que é marketing sustentável

O marketing sustentável é aquele tipo de marketing que interessa produtos considerados atentos ao meio ambiente, tanto na sua produção quanto no seu processo de realização.

Nas últimas décadas, a atenção pelo meio ambiente e pelo conceito de sustentabilidade à impôs-se como uma tendência dominante em muitos setores. Naturalmente, isso teve fortes repercussões também no marketing.

Muitos consumidores desenvolveram por sua vez uma sensibilidade à esse aspecto, criando assim um novo tipo de demanda.

Ou seja, a de produtos pensados e realizados de uma certa forma, com o menor impacto ambiental possível.

Em muitos casos, tudo isso se traduz em produtos eco-friendly, ou seja, derivados do processamento de matérias-primas recicladas.

Isso levou muitos setores a reconfigurar (frequentemente de maneira muito radical) todo o seu processo de criação, visando uma forte redução do impacto ambiental.

Por que o marketing sustentável é tão difundido

Hoje em dia, a tendência do sustentável e do verde é percebida de forma forte por muitas pessoas.

Essas, em seu ser consumidores, muitas vezes não abrem mão desse tipo de valor.

E é exatamente essa a resposta à pergunta: o valor que um consumidor atribui a um determinado produto. 

Muitas vezes, o desafio entre dois produtos idênticos pode ser vencido simplesmente se se intercepta o valor que aquele consumidor está buscando.

Nesse sentido, pode fazer a diferença, por exemplo, uma peça de vestuário feita de um particular processamento de materiais têxteis reciclados, em vez de uma trabalhada com métodos mais tradicionais, que não respeitem esse sistema.

Essa atenção tem raízes em um tema delicado que teve um forte crescimento nos últimos anos: a preocupação de deixar um mundo ainda habitável para as gerações futuras.

Por outro lado, trata-se de um tema que é a base da Agenda 2030, o programa de desenvolvimento sustentável levado adiante pela ONU.

Como desenvolver um bom marketing sustentável

Para elaborar um bom plano de marketing sustentável, é necessário prestar atenção a alguns elementos, em parte já mencionados:

  • Orientação do consumidor: entender o que deseja um consumidor é a base de tudo no marketing. No marketing sustentável, essa necessidade torna-se ainda mais essencial se quisermos prevalecer sobre os concorrentes;
  • Compreender os valores do consumidor: interceptar quais são os valores do consumidor, o que esperam da marca e de seus produtos, torna-se fundamental. Especialmente na perspectiva de uma relação de loyalty duradoura;
  • Veicular a missão correta: é importante assumir a responsabilidade pela missão correta.
  • missão e permanecer fiel a uma mensagem social bem atenta a essa sensibilidadeà.

Concluímos observando que cada vez mais realidades escolhem aderir a essa sensibilidadeà, criando de fato uma forte paridade entre modelos produtivos, cadeias de baixo impacto ambiental e tudo o que diz respeito ao sustentável.

Isso è um ótimo sinal para tudo que concerne à proteção ambiental.

A nível de marketing, por outro lado, è cada vez mais necessário oferecer uma USP que consiga fazer a diferença mesmo entre produtos muito similares.

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