O que é o marketing territorial

O marketing territorial é um conjunto de táticas e estratégias que têm como finalidade a promoção de um determinado lugar.

Quando se fala de lugar, no âmbito do marketing territorial, pode-se referir tanto a um único edifício, quanto a um bairro, cidade, região ou país inteiro.

No específico, os objetivos deste tipo de marketing podem ser múltiplos:

  • Aumentar o turismo;
  • Atraír recursos e investidores externos;
  • Aumentar as atividades locais;
  • Desenvolvimento das áreas;
  • Promover a cultura.

Como realizar um marketing territorial

A questão do marketing territorial é de certa forma um setor do marketing mais generalizado em comparação com outros. De fato, promover um lugar não é exatamente como promover uma marca ou um produto, ou criar loyalty junto a um consumidor.

Apesar disso, também existem alguns elementos que é bom ter em consideração se se quer elaborar uma estratégia funcional:

  • A primeira coisa a fazer em uma estratégia desse tipo é enfatizar todos os aspectos vencedores e positivos do lugar que se quer promover;
  • É igualmente importante que o lugar em questão disponha de serviços de boa qualidade;
  • Envolver todos os protagonistas do setor turístico e as infraestruturas de hospedagem. Este é um ponto bastante importante, uma vez que os turistas são os melhores embaixadores possíveis de uma determinada localidade depois que sua experiência foi concluída. De fato, avaliações e blogs são vetores poderosíssimos para comunicar uma determinada localidade.

A quem direcionar o marketing territorial

É claro que o marketing territorial é uma poderosa ferramenta a serviço da promoção de um determinado lugar.

Mas para proceder de maneira eficaz é importante ter uma ideia clara de quem se quer atrair para esse lugar.

Se a promoção, por exemplo, tem como objetivo atrair investidores, será necessário aumentar a visibilidade de eventuais oportunidades de desenvolvimento, de ocasiões comerciais e assim por diante.

Tudo isso para que potenciais investidores decidam se interfacar com essas realidades.

Se, por outro lado, o objetivo é tornar o lugar um destino turístico, será então necessário promover atrações, serviços e infraestruturas de hospedagem.

Em ambos os casos, como em qualquer tipo de marketing, é bom estudar e compreender qual é o público-alvo mais sensível a atrair.

Como implementar o marketing territorial

Neste tipo de campanha é essencial aumentar a visibilidade.

Os melhores instrumentos para realizar isso são sítios web e canais sociais. A possibilidade de compartilhar conteúdos de e dentro desses canais é a melhor maneira de difundir esse tipo de produto.

Em muitas campanhas de marketing territorial é frequente a presença de verdadeiros blog-travelers ou youtubers, com números de seguidores consideráveis, aos quais é oferecida hospitalidade ou uma estadia em troca de visibilidade para aquela localidade.

O mundo da web oferece várias outras soluções para alcançar os objetivos discutidos até aqui.

O que realmente importa é ter uma ideia clara e precisa de quem se quer atrair, e ativar consequentemente todos os elementos úteis para atrair o consumidor em questão.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.