O marketing territorial é um conjunto de táticas e estratégias que têm como finalidade a promoção de um determinado lugar.
Quando se fala de lugar, no âmbito do marketing territorial, pode-se referir tanto a um único edifício, quanto a um bairro, cidade, região ou país inteiro.
No específico, os objetivos deste tipo de marketing podem ser múltiplos:
- Aumentar o turismo;
- Atraír recursos e investidores externos;
- Aumentar as atividades locais;
- Desenvolvimento das áreas;
- Promover a cultura.
Como realizar um marketing territorial
A questão do marketing territorial é de certa forma um setor do marketing mais generalizado em comparação com outros. De fato, promover um lugar não é exatamente como promover uma marca ou um produto, ou criar loyalty junto a um consumidor.
Apesar disso, também existem alguns elementos que é bom ter em consideração se se quer elaborar uma estratégia funcional:
- A primeira coisa a fazer em uma estratégia desse tipo é enfatizar todos os aspectos vencedores e positivos do lugar que se quer promover;
- É igualmente importante que o lugar em questão disponha de serviços de boa qualidade;
- Envolver todos os protagonistas do setor turístico e as infraestruturas de hospedagem. Este é um ponto bastante importante, uma vez que os turistas são os melhores embaixadores possíveis de uma determinada localidade depois que sua experiência foi concluída. De fato, avaliações e blogs são vetores poderosíssimos para comunicar uma determinada localidade.
A quem direcionar o marketing territorial
É claro que o marketing territorial é uma poderosa ferramenta a serviço da promoção de um determinado lugar.
Mas para proceder de maneira eficaz é importante ter uma ideia clara de quem se quer atrair para esse lugar.
Se a promoção, por exemplo, tem como objetivo atrair investidores, será necessário aumentar a visibilidade de eventuais oportunidades de desenvolvimento, de ocasiões comerciais e assim por diante.
Tudo isso para que potenciais investidores decidam se interfacar com essas realidades.
Se, por outro lado, o objetivo é tornar o lugar um destino turístico, será então necessário promover atrações, serviços e infraestruturas de hospedagem.
Em ambos os casos, como em qualquer tipo de marketing, é bom estudar e compreender qual é o público-alvo mais sensível a atrair.
Como implementar o marketing territorial
Neste tipo de campanha é essencial aumentar a visibilidade.
Os melhores instrumentos para realizar isso são sítios web e canais sociais. A possibilidade de compartilhar conteúdos de e dentro desses canais é a melhor maneira de difundir esse tipo de produto.
Em muitas campanhas de marketing territorial é frequente a presença de verdadeiros blog-travelers ou youtubers, com números de seguidores consideráveis, aos quais é oferecida hospitalidade ou uma estadia em troca de visibilidade para aquela localidade.
O mundo da web oferece várias outras soluções para alcançar os objetivos discutidos até aqui.
O que realmente importa é ter uma ideia clara e precisa de quem se quer atrair, e ativar consequentemente todos os elementos úteis para atrair o consumidor em questão.
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