O Marketing transacional é uma estratégia que se concentra na atividade de venda de um produto existente.
Foca na publicidade dos produtos para fins de venda, a fim de levá-los ao sucesso.
Usando esse tipo de estratégia, tende-se a buscar lucro por meio do alcance de um volume de vendas que permita o desenvolvimento da empresa.
O modelo de marketing transacional é quase equivalente ao conceito de marketing tradicional.
Devido a algumas dificuldades em encontrar um mercado para os bens produzidos, a atenção e a publicidade que antes eram focadas na atividade de produção se deslocaram para a atividade de posicionamento do produto.
Assim nasceu o marketing transacional.
Diferença entre marketing transacional e marketing relacional
Como já dissemos, o marketing transacional foca nos volumes de venda de um produto.
Mas há alguma conexão com o modelo de marketing relacional?
A definição do modelo de marketing relacional define uma modalidade de interação entre empresas e clientes.
Diferencia-se do modelo de marketing transacional porque:
- A empresa não se baseia mais nos produtos existentes;
- Foca nas necessidades dos consumidores atuais e potenciais;
- Tende a perseguir seu objetivo por meio de um coordenamento de todas as atividades de marketing;
- A empresa não foca exclusivamente na venda.
De fato, com o marketing relacional a empresa busca seu lucro através da satisfação das necessidades dos consumidores e não com as vendas dos próprios produtos.
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