O tribal marketing ou marketing tribal, é uma estratégia de marketing que está cada vez mais se destacando no panorama mundial, e que visa agrupar pessoas heterogêneas, unidas por um valor, ou por um produto, comuns.
O tribal marketing é muito utilizado pelas grandes marcas mundiais para aumentar a sua brand awareness e, consequentemente, dar destaque à marca.
Características e estratégia do tribal marketing
O tribal marketing é uma estratégia de comunicação não convencional, como o buzz marketing e o marketing viral, que, por sua natureza, funciona apenas se realmente a marca tem ideais sedimentados. Nesse caso, os membros se identificarão com a marca através dos valores e produtos que ela traz consigo.
O marketing tribal baseia-se na emoção que um produto ou valor empresarial pode despertar nos membros.
Exemplos vencedores de marketing tribal
Como muitas vezes acontece, a Apple è um exemplo vivo de marca que representa o marketing tribal. Os membros da tribo Apple se reúnem em torno de fetiches como os iMac ou os iPhone e lhes atribuem valores empresariais fortes e consolidados.
Se a Apple é o marketing tribal, a Starbucks o é em algumas campanhas memoráveis.
My Starbucks Idea è um caso de estudo muito interessante de marketing tribal.
Aqui, a famosíssima multinacional do café pede aos clientes como melhorar o serviço das suas lojas. Os membros da tribo estão entusiasmados porque se sentem parte da empresa, por outro lado, a empresa também recebe feedbacks realmente úteis: wifi gratuito, gorjeta digital, um tipo especial de limonada, enfim, todas ideias realmente concretas que depois serão analisadas pelo setor de comunicação e, se for o caso, desenvolvidas concretamente.
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