O que é o marketing turístico

Para marketing turístico entendemos, como diz a própria palavra, as iniciativas de marketing e comunicação que pertencem ao setor do turismo, com o objetivo de atrair novos clientes ou simplesmente manter aqueles que já se tem.

Entendemos também as estruturas onde o turismo pode ocorrer: hotéis, Bed & Breakfast, apartamentos para férias, albergues ou mesmo os serviços que servem para chegar a essas estruturas, como as agências de viagens.

Podemos classificar diferentes tipos de turismo:

  • O turismo enogastronômico: a culinária.
  • O turismo artístico: as cidades de arte.
  • O turismo balneário: as praias.
  • O turismo alpino: a neve.
  • O turismo termal: as termas cobertas e ao ar livre.

Além do turismo clássico também temos o marketing turístico na web, onde através da web as pessoas podem acessar as promoções, as imagens de uma estrutura e podem comprar o bilhete diretamente pela web.

O marketing turístico na web ajudou muito no crescimento do turismo porque se adapta a todo tipo de público-alvo, de fato, abrange todos os tipos de turistas de qualquer faixa etária, sexo e perfil cultural.

 Como definir uma estratégia de marketing turístico?

Para definir uma estratégia de marketing turístico, como em todas as estratégias, o que precisamos escolher?

Obviamente o público-alvo! Para quem direcionar nossa mensagem? Quais pessoas devem visitar sua localidade ou estrutura? No seu público-alvo você deve identificar algumas características:

  • Idade
  • Renda
  • Profissão
  • Interesses
  • Objetivos

Depois de identificar o público-alvo, é necessário estabelecer objetivos do tipo "como poderíamos ter mais visitantes?" e implementar uma série de ações que permitam alcançá-los, como publicar anúncios para aumentar a visibilidade:

  • Publicar anúncios no Facebook.
  • Publicar anúncios impressos.
  • Criar uma campanha publicitária de marketing turístico online.

Em seguida, se considerar que esses objetivos são relevantes e compatíveis com sua estratégia de marketing, pode-se usar os recursos adequados para implementar sua estratégia de marketing:

  • Utilizar palavras convincentes que façam o cliente entender que esta viagem traz apenas benefícios.
  • Utilizar fotos e imagens que façam o visitante se sentir como se já estivesse de férias.
  • Coletar os dados do seu visitante através da inscrição em uma newsletter, para que fique atualizado sobre todas as viagens e promoções em andamento.

Acho que agora vocês estão prontos para fazer a melhor estratégia de marketing turístico, mas gostaria de dar algumas informações adicionais. Para uma tática melhor você pode usar:

  • Um marketing de influenciadores: que visite o local e faça publicidade.
  • Fazer um guia do seu local: para saber já o que fazer naquele determinado lugar, os lugares que você pode visitar.
  • Criar um blog nas redes sociais: para ficar atualizado sobre todas as avaliações e discussões negativas ou positivas daquele lugar.
  • Criar um vídeo sobre o local turístico: para ter uma visão a 360°.
  • Publique novidades e eventos: assim, para manter os visitantes informados e facilitar a identificação dos locais para visitar.
  • Usar anúncios patrocinados: para se dirigir ao público e ao público-alvo escolhido.
  • Mostre algo especial: o que os outros não têm. Faça-se único e diferente dos demais.
  • Compartilhar as avaliações dos usuários: para se fazer conhecido e ganhar a confiança do cliente.

 Casos de estudo:

Um bom caso de estudo pode ser identificado por meio de um livro que fala sobre as estratégias de marketing turístico e como utilizar os métodos, abordagens e melhores ferramentas.

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