Para marketing turístico entendemos, como diz a própria palavra, as iniciativas de marketing e comunicação que pertencem ao setor do turismo, com o objetivo de atrair novos clientes ou simplesmente manter aqueles que já se tem.
Entendemos também as estruturas onde o turismo pode ocorrer: hotéis, Bed & Breakfast, apartamentos para férias, albergues ou mesmo os serviços que servem para chegar a essas estruturas, como as agências de viagens.
Podemos classificar diferentes tipos de turismo:
- O turismo enogastronômico: a culinária.
- O turismo artístico: as cidades de arte.
- O turismo balneário: as praias.
- O turismo alpino: a neve.
- O turismo termal: as termas cobertas e ao ar livre.
Além do turismo clássico também temos o marketing turístico na web, onde através da web as pessoas podem acessar as promoções, as imagens de uma estrutura e podem comprar o bilhete diretamente pela web.
O marketing turístico na web ajudou muito no crescimento do turismo porque se adapta a todo tipo de público-alvo, de fato, abrange todos os tipos de turistas de qualquer faixa etária, sexo e perfil cultural.
Como definir uma estratégia de marketing turístico?
Para definir uma estratégia de marketing turístico, como em todas as estratégias, o que precisamos escolher?
Obviamente o público-alvo! Para quem direcionar nossa mensagem? Quais pessoas devem visitar sua localidade ou estrutura? No seu público-alvo você deve identificar algumas características:
- Idade
- Renda
- Profissão
- Interesses
- Objetivos
Depois de identificar o público-alvo, é necessário estabelecer objetivos do tipo "como poderíamos ter mais visitantes?" e implementar uma série de ações que permitam alcançá-los, como publicar anúncios para aumentar a visibilidade:
- Publicar anúncios no Facebook.
- Publicar anúncios impressos.
- Criar uma campanha publicitária de marketing turístico online.
Em seguida, se considerar que esses objetivos são relevantes e compatíveis com sua estratégia de marketing, pode-se usar os recursos adequados para implementar sua estratégia de marketing:
- Utilizar palavras convincentes que façam o cliente entender que esta viagem traz apenas benefícios.
- Utilizar fotos e imagens que façam o visitante se sentir como se já estivesse de férias.
- Coletar os dados do seu visitante através da inscrição em uma newsletter, para que fique atualizado sobre todas as viagens e promoções em andamento.
Acho que agora vocês estão prontos para fazer a melhor estratégia de marketing turístico, mas gostaria de dar algumas informações adicionais. Para uma tática melhor você pode usar:
- Um marketing de influenciadores: que visite o local e faça publicidade.
- Fazer um guia do seu local: para saber já o que fazer naquele determinado lugar, os lugares que você pode visitar.
- Criar um blog nas redes sociais: para ficar atualizado sobre todas as avaliações e discussões negativas ou positivas daquele lugar.
- Criar um vídeo sobre o local turístico: para ter uma visão a 360°.
- Publique novidades e eventos: assim, para manter os visitantes informados e facilitar a identificação dos locais para visitar.
- Usar anúncios patrocinados: para se dirigir ao público e ao público-alvo escolhido.
- Mostre algo especial: o que os outros não têm. Faça-se único e diferente dos demais.
- Compartilhar as avaliações dos usuários: para se fazer conhecido e ganhar a confiança do cliente.
Casos de estudo:
Um bom caso de estudo pode ser identificado por meio de um livro que fala sobre as estratégias de marketing turístico e como utilizar os métodos, abordagens e melhores ferramentas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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