Uau, eu me tornei viral!
Esta frase é a maior aspiração de um marketer!
O que isso significa exatamente?
Vamos descobrir o marketing viral e as grandes potencialidades deste instrumento de marketing não convencional.
Um pouco como uma vinheta musical (o clássico bordão), o conteúdo viral também se torna um must. Em pouco tempo todos conhecem, fica gravado na mente e a empresa lucra com uma exposição chamativa, rápida e exponencial.
A expressão marketing viral foi introduzida por Steve Jurveston e Tim Draper, fundadores de uma empresa que na época financiou a recém-nascida Hotmail. Foi exatamente uma campanha de marketing viral que permitiu à empresa decolar!
Na prática, quando o conteúdo se torna viral, ele se espalha pela web como um vírus, sem controle. Em pouco tempo os comentários se multiplicam, as interações se tornam incalculáveis e a velocidade de exposição aumenta de maneira absurda!
Como criar um conteúdo viral
Suponhamos que não exista uma técnica que permita 100% que um conteúdo se torne viral.
Existem, no entanto, algumas precauções que facilitam esse resultado:
- o conteúdo é pensado para ser compartilhado (uma frase irônica, um vídeo provocativo). Os conteúdos virais geralmente são ou vídeos, ou memes ou gifs
- esses conteúdos são direcionados para o público certo de usuários
- geram surpresa e emoções (positivas ou negativas)
Exemplos vencedores de marketing viral
Aqui estão alguns exemplos realmente geniais que te fazem entender o que significa marketing viral.
Desafio do Balde de Gelo: quando o viral é por uma boa causa
O marketing viral nem sempre é provocativo e irreverente. Às vezes, felizmente, tem também conotações mais nobres. É o caso da famosíssima "Ice Bucket Challenge", ou seja, a moda de jogar baldes de água sobre si mesmo que estava tão em alta em 2014. Nem todos sabem que esse desafio foi lançado pela ALS Associatotion (Associação Sclerose Lateral Amiotrófica) para sensibilizar sobre esta doença.
Cada "nomeado" jogava um balde cheio de água sobre si e nomeava por sua vez um sucessor. Cada "herói" que se apresentava neste desafio, teria doado uma contribuição à associação.
Bé em um ano este "jogo" garantiu bem 115 milhões de dólares! Mais viral do que isso!
Volvo e a sua extrema segurança: Volvo Truck
Um vídeo que até hoje alcançou bem 97.052.049 visualizações no YouTube!
Uma ideia genial para mostrar que os caminhões Volvo não têm problemas de direção e estabilidade!
O ator belga Jean-Claude Van Damme parece relaxado e pronto para a ação. A cena se amplia e compreende-se a situação surreal que a empresa sueca descreve. Van Damme está de pernas abertas entre dois caminhões que não sentem nada dos pés fixados em ambos os lados!
O viral que surpreende e indigna: Buondì Motta
Em uma lista desse tipo, è imperdível o comercial da Motta de 2017.
Dissacrante e, ao mesmo tempo, genial.
No vídeo, uma chata menininha pergunta se existe um café da manhã perfeito "leve mas decididamente convidativo".
A mãe, certa de sè, não è convencida e exclama: "não existe querida, que um asteroide me atinja!"
Incrivelmente o asteroide chega e realmente atinge a mãe destruindo tudo ao seu redor!
Criticas, comentários negativos mas uma exposição enorme!
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