São os psicólogos e os cientistas a dizer isso: uma bela imagem, um conteúdo visual bem elaborado ou um vídeo planejado funcionam muito mais do que textos planos e entediantes!
Estamos bombardeados de informações e apenas uma porcentagem muito baixa delas é realmente assimilada. As novas estratégias de comunicação se baseiam principalmente em um único elemento: a imagem! Vamos descobrir o que é o marketing visual e qual é a sua importância em uma estratégia de marketing.
Em média, apenas 80% dos dados visuais são assimilados pelo usuário, mas se falarmos sobre conteúdos textuais, caímos para 20%!
Além disso, nosso próprio cérebro "raciocina" por imagens!
Os conteúdos visuais são processados pelo cérebro 60.000 vezes mais rapidamente do que os textos!
Resumindo, a imagem é mais imediata e impactante do que apenas palavras!
Aqui entra em campo o visual marketing: a estratégia de comunicação de pequenas e grandes empresas que privilegia imagens e conteúdos visuais para se comunicar!
O que é o Visual Marketing e por que é decisivo para o sucesso da sua empresa
Os novos canais de comunicação, como as redes sociais, mas também os sites, são decididamente mais visuais do que textuais e, para ter sucesso, é fundamental criar uma estratégia de visual marketing (ou visual content marketing) simples, eficaz e de impacto imediato.
São importantes exemplos de visual marketing as infográficos (aqueles gráficos com elementos e cores que atraem a atenção e que se desenvolvem na vertical), os gifs e memes (sim, aqueles memes tão maltratados estão se tornando realmente importantes para comunicar na web!) além de
ilustrações, vinhetas e obviamente belas fotos para os posts, sem esquecer dos conteúdos em vídeo (igualmente importantes e em alta)!As vantagens reais do marketing visual
As grandes vantagens do marketing visual estão na imediata e na velocidade da mensagem!
Esse tipo de estratégia é importante para aumentar o engajamento da sua página, ou seja, a quantidade média de comentários e interações com os posts.
Fazem parte do marketing visual também todos os elementos que representam com as imagens a sua marca.
O logo ou a marca, os banners, os cartões de visita, enfim, todos os elementos visuais que te representam, fazem parte dessa estratégia.
O objetivo real de uma estratégia baseada em imagens deve ser: apaixonar o usuário pela marca, emocioná-lo e ser absolutamente imediato.
Através de conteúdo visual, conte quem você é e como deseja mostrar sua empresa ao mundo!
O marketing visual tem como objetivo, portanto, surpreender, aumentar a reputação da marca da empresa e aumentar o engajamento da sua comunidade!
A narrativa visual
O próximo passo em relação ao simples marketing visual é o storytelling visual.
Exemplos mais evidentes disso são as stories no Instagram e WhatsApp. Ferramentas muito úteis para criar conteúdos que contam a rotina empresarial através de imagens e vídeos!
O forte impulso para visualizar o conteúdo (que se autodestrói após 24 horas) leva a números altíssimos de visualizações (pelo princípio da escassez de Robert Cialdini) e aumenta a reputação empresarial dada por uma enorme exposição na web!
Exemplos vencedores de visual marketing
O marketing visual da Starbucks: quando as imagens descrevem a empresa de forma perfeita
Um exemplo realmente bem-sucedido de marketing visual è a gestão do perfil Instagram da Starbucks.
Uma página gerida de maneira única, para tornar a experiência de navegação verdadeiramente inimitável.
A empresa e seus valores são contados através das imagens dos produtos, nada óbvias e muitas vezes fundidas com a natureza (por exemplo, com as nuvens), são propostas fotos da equipe sorridente e gráficos e ilustrações elaboradas nos mínimos detalhes.
https://www.instagram.com/starbucks/
Airbnb: uma fusão entre storytelling visual e marketing visual
Analisando o gigante do home-sharing, entende-se a habilidade deles em unir o storytelling visual com o conteúdo gerado pelos clientes.
O resultado é uma gestão das redes sociais, principalmente Facebook, realmente invejável.
https://www.facebook.com/AirbnbItalia/
Os erros mais frequentes ao criar uma estratégia de marketing visual
Quando se cria uma estratégia de marketing visual, é necessário respeitar as regras do marketing mais clássico para evitar grandes problemas de comunicação.
Erros na estratégia de marketing visual: psicologia das cores
Em uma estratégia que se baseia na imagem, a escolha das cores é fundamental.
No post dedicado, explico que cada cor provoca no usuário uma sensação e uma emoção diferente.
Um uso errado das cores pode ser realmente um elemento fatal para a sua campanha de visual.
Erros na estratégia de marketing visual: erros no posicionamento
Fazer uma estratégia de marketing visual não é fácil e deve-se, como dito, respeitar as regras do marketing mais tradicional.
É fundamental encontrar um público-alvo, assim para entender que tipo de comunicação usar (brincalhona, séria, fora dos padrões, provocativa).
Uma escolha arriscada, com um público que não verá de forma positiva aquele conteúdo, pode ser um erro difícil de corrigir.
Por fim, um conselho.
Bons são as imagens bonitas e impactantes, mas os conteúdos não devem ser apenas estéticos, mas úteis.
A imagem ou o conteúdo visual perfeito para o marketing visual dá algo, uma ajuda, uma sugestão, provoca uma emoção e se aproxima da comunidade, criando empatia.
Só assim será possível desfrutar das grandes vantagens que uma boa estratégia visual pode trazer consigo!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.