O mark up é um valor adicional que se acrescenta ao preço final para determinar a venda de um produto.

Ele é expresso em porcentagem e é a diferença entre o preço de venda de um produto e seu custo de produção.

O mark up, na verdade, gera lucros positivos para a empresa, porque o preço final de venda supera os custos totais, tanto fixos quanto variáveis, investidos para produzir o bens ou o serviço.

Mark up e método pricing

O método pricing é um processo de determinação do preço de um produto e de um serviço.

Isto baseia-se em diferentes custos que a empresa suporta:

  • O valor percebido do produto pelos consumidores;
  • O preço estabelecido pelos concorrentes;
  • A evolução do mercado;
  • A posição da marca.

Fala-se de mark up pricing, quando se quer indicar uma das formas de precificação baseadas no custo.

O mark up pricing é um método muito utilizado no que diz respeito à venda a retalho, de fato, os preços de venda são determinados aumentando uma certa porcentagem, chamada também de margem, o custo do produto.

Como calcular o mark up

O mark up, como já dissemos, è expresso em porcentagem.

Se, por exemplo, um varejista compra um litro de vinho a 1.50 euros, adiciona-se uma margem de 0,50 que pode ser expressa como porcentagem do preço de venda, além de como porcentagem do custo.

Portanto, o varejista que comprou o vinho a 1,50 euros adiciona uma margem de 0,50 euros ao custo para poder vender o produto pelo preço final de 2,00 euros.

Assim, a porcentagem pode ser calculada sobre o preço de venda como (50/100=25%) ou, sobre o custo total (50/1,50=33,3%).

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