O mark up é um valor adicional que se acrescenta ao preço final para determinar a venda de um produto.
Ele é expresso em porcentagem e é a diferença entre o preço de venda de um produto e seu custo de produção.
O mark up, na verdade, gera lucros positivos para a empresa, porque o preço final de venda supera os custos totais, tanto fixos quanto variáveis, investidos para produzir o bens ou o serviço.
Mark up e método pricing
O método pricing é um processo de determinação do preço de um produto e de um serviço.
Isto baseia-se em diferentes custos que a empresa suporta:
- O valor percebido do produto pelos consumidores;
- O preço estabelecido pelos concorrentes;
- A evolução do mercado;
- A posição da marca.
Fala-se de mark up pricing, quando se quer indicar uma das formas de precificação baseadas no custo.
O mark up pricing é um método muito utilizado no que diz respeito à venda a retalho, de fato, os preços de venda são determinados aumentando uma certa porcentagem, chamada também de margem, o custo do produto.
Como calcular o mark up
O mark up, como já dissemos, è expresso em porcentagem.
Se, por exemplo, um varejista compra um litro de vinho a 1.50 euros, adiciona-se uma margem de 0,50 que pode ser expressa como porcentagem do preço de venda, além de como porcentagem do custo.
Portanto, o varejista que comprou o vinho a 1,50 euros adiciona uma margem de 0,50 euros ao custo para poder vender o produto pelo preço final de 2,00 euros.
Assim, a porcentagem pode ser calculada sobre o preço de venda como (50/100=25%) ou, sobre o custo total (50/1,50=33,3%).
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.