O mercado cativo è o mercado que não tem concorrente e, portanto, se distingue de todos os outros por um alto preço dos produtos.
Chamam-se também mercados vinculados em que os clientes potenciais devem enfrentar um número muito limitado de fornecedores competitivos.
Quando está em jogo o mercado cativo, o produtor pode decidir de forma autônoma o preço para obter a quantia de vendas.
De fato, o cliente pode apenas escolher comprar aquilo que é disponível ou não realizar nenhuma compra.
Tipos de mercado cativo
Os mercados cativos incluem:
- Os mercados alimentares nos cinemas, nos aeroportos, nos navios de cruzeiro e nas arenas esportivas;
- I livros didáticos universitários;
- As empresas de cabos dos Estados Unidos.
Neste tipo de mercado, portanto, o vendedor tem a vantagem e os consumidores são como "prisioneiros".
Se há apenas uma loja na linha, os consumidores não têm outra escolha a não ser pegar todos os seus suprimentos dali.
No que diz respeito aos navios de cruzeiro, os passageiros a bordo devem necessariamente consumir nas lojas e bares a bordo do navio e, portanto, são prisioneiros dele.
Por fim, esse tipo de mercado onde não há concorrentes e os preços são controlados pelo vendedor é também chamado de concorrência imperfeita.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.