O que é merchandising

O merchandising é uma técnica de marketing que explora os ambientes e a forma como são organizados para atrair clientes e incentivá-los a comprar.
Graças ao merchandising é possível aumentar a afluência do ponto de venda interessado para maximizar os ganhos.
Na prática, consiste na possibilidade de explorar para fins comerciais um marca através da sua difusão e da sua popularidade no campo da publicidade.

As alavancas do merchandising

O merchandising aumenta a receita do ponto de venda agindo sobre diferentes alavancas:

  • Layout dos equipamentos: a disposição do ponto de venda, a escolha e a organização dos equipamentos e a organização do fluxo de tráfego da clientela.
  • Layout mercadológico: as modalidades de associação dos produtos e a localização no ponto de venda. Estabelece a sequência dos setores e dos departamentos.
  • O display: define a disposição dos produtos nos diferentes setores e as decisões voltadas para definir a quantidade e a qualidade dos produtos ou marcas.

Os objetivos de merchandising 

O merchandising estabelece objetivos de curto e longo prazo:

  • Curto prazo: é usado para otimizar a exposição dos produtos com o objetivo de maximizar as vendas com a melhoria da visibilidade. 
  • Médio-longo prazo: é usado para influenciar na escolha do ponto de venda e fidelizar o consumidor, para manter e desenvolver a receita do ponto de venda. Na prática, os distribuidores fazem com que a escolha do ponto de venda se torne prioritária em relação à escolha do produto.

O merchandising, por fim, otimiza a exposição e a apresentação das mercadorias produzindo e operando tanto em nível de estrutura e organização dos diferentes departamentos quanto de colocação e visualização do produto.

Estudos de caso: Ikea e Balenciaga, duas maneiras diferentes de fazer merchandising

A bolsa da Balenciaga com o preço de quase 2000 euros retoma um modelo da Ikea de 60 cêntimos que nasceu com um significado preciso e referências à tradição da empresa. Ikea apresenta a promoção assim nas redes sociais: "Somente quem dorme não comete erros". Esse merchandising desencadeia um certo populismo que não tem nada a ver com o preço do objeto, mas sim com seu significado.

O significado da bolsa é que o objeto, como muitos outros vistos na história da moda contemporânea, transforma o banal em excepcional e inverte o que pensamos saber sobre beleza e também sobre luxo.
Em detalhes: Demna Gvasalia, jovem e novo designer da Balenciaga, conquistou um papel primário no sistema de moda indo contra a corrente e rejeitando a ideia comum de beleza para propor a "feiúra" como máximo emblema de estilo.
A tendência das bolsas de supermercado, praia ou lixo é uma das tendências mais recorrentes na história do vestuário. Aqui está o motivo pelo qual esse merchandising teve sucesso, para lembrar que quem usa peças de milhares de euros no final tem uma vida cotidiana em que faz uso de símbolos comuns a todos.
Enfim, esses acessórios são uma espécie de niveladores de diferenças que nem sempre, porém, são compreendidos.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.