O merchandising é uma técnica de marketing que explora os ambientes e a forma como são organizados para atrair clientes e incentivá-los a comprar.
Graças ao merchandising é possível aumentar a afluência do ponto de venda interessado para maximizar os ganhos.
Na prática, consiste na possibilidade de explorar para fins comerciais um marca através da sua difusão e da sua popularidade no campo da publicidade.
As alavancas do merchandising
O merchandising aumenta a receita do ponto de venda agindo sobre diferentes alavancas:
- Layout dos equipamentos: a disposição do ponto de venda, a escolha e a organização dos equipamentos e a organização do fluxo de tráfego da clientela.
- Layout mercadológico: as modalidades de associação dos produtos e a localização no ponto de venda. Estabelece a sequência dos setores e dos departamentos.
- O display: define a disposição dos produtos nos diferentes setores e as decisões voltadas para definir a quantidade e a qualidade dos produtos ou marcas.
Os objetivos de merchandising
O merchandising estabelece objetivos de curto e longo prazo:
- Curto prazo: é usado para otimizar a exposição dos produtos com o objetivo de maximizar as vendas com a melhoria da visibilidade.
- Médio-longo prazo: é usado para influenciar na escolha do ponto de venda e fidelizar o consumidor, para manter e desenvolver a receita do ponto de venda. Na prática, os distribuidores fazem com que a escolha do ponto de venda se torne prioritária em relação à escolha do produto.
O merchandising, por fim, otimiza a exposição e a apresentação das mercadorias produzindo e operando tanto em nível de estrutura e organização dos diferentes departamentos quanto de colocação e visualização do produto.
Estudos de caso: Ikea e Balenciaga, duas maneiras diferentes de fazer merchandising
A bolsa da Balenciaga com o preço de quase 2000 euros retoma um modelo da Ikea de 60 cêntimos que nasceu com um significado preciso e referências à tradição da empresa. Ikea apresenta a promoção assim nas redes sociais: "Somente quem dorme não comete erros". Esse merchandising desencadeia um certo populismo que não tem nada a ver com o preço do objeto, mas sim com seu significado.
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