O micromarketing consiste em técnicas operacionais que têm o objetivo de aumentar e modificar os comportamentos de compra dos clientes.
O micromarketing impulsiona o consumidor a aumentar as compras por meio da estimulação de certos valores.
Os valores que influenciam o micromarketing
- Aquisição: a tentativa de aumentar os clientes com base em novos alvos.
- Retenção: a estabilização dos clientes atuais tentando reduzir a porcentagem de abandono da marca.
- Extensão: a tentativa de aumentar as quotas de produto adquiridas pelo consumidor.
O micromarketing é desenvolvido pelos pontos de venda, mas também pelas plataformas digitais.
Diferença entre micromarketing e macromarketing
Enquanto o macromarketing se ocupa das conexões entre empresas e das relações que criam oportunidades de negócios, o micromarketing, como visto, estimula as alavancas do marketing em um determinado contexto restrito e bem específico.
Basicamente, portanto, o micromarketing cria sub-segmentações do mercado de referência para aumentar as vendas, manter os clientes fiéis e tentar adquirir novos.
Exemplos de micromarketing
O clássico exemplo de micromarketing está na ação de fidelização de um cliente através de artifícios como o cartão de fidelidade.
Esse cartão permite que você tenha descontos especiais, mas na verdade é uma poderosa ferramenta de medição dos comportamentos de compra: desde os valores das compras na loja, até a frequência com que você gasta dinheiro naquela loja, sua fidelidade à marca, até seus dados pessoais.
Para concluir, portanto, o micromarketing é composto por iniciativas que estão ligadas aos preços dos produtos, mas também aos benefícios que o consumidor terá ao adquiri-los.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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