O que é o micromarketing

O micromarketing consiste em técnicas operacionais que têm o objetivo de aumentar e modificar os comportamentos de compra dos clientes.

O micromarketing impulsiona o consumidor a aumentar as compras por meio da estimulação de certos valores.

Os valores que influenciam o micromarketing

  • Aquisição: a tentativa de aumentar os clientes com base em novos alvos.
  • Retenção: a estabilização dos clientes atuais tentando reduzir a porcentagem de abandono da marca.
  • Extensão: a tentativa de aumentar as quotas de produto adquiridas pelo consumidor.

O micromarketing é desenvolvido pelos pontos de venda, mas também pelas plataformas digitais.

Diferença entre micromarketing e macromarketing

Enquanto o macromarketing se ocupa das conexões entre empresas e das relações que criam oportunidades de negócios, o micromarketing, como visto, estimula as alavancas do marketing em um determinado contexto restrito e bem específico. 

Basicamente, portanto, o micromarketing cria sub-segmentações do mercado de referência para aumentar as vendas, manter os clientes fiéis e tentar adquirir novos.

Exemplos de micromarketing

O clássico exemplo de micromarketing está na ação de fidelização de um cliente através de artifícios como o cartão de fidelidade.

Esse cartão permite que você tenha descontos especiais, mas na verdade é uma poderosa ferramenta de medição dos comportamentos de compra: desde os valores das compras na loja, até a frequência com que você gasta dinheiro naquela loja, sua fidelidade à marca, até seus dados pessoais.

Para concluir, portanto, o micromarketing é composto por iniciativas que estão ligadas aos preços dos produtos, mas também aos benefícios que o consumidor terá ao adquiri-los.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.