Por mix de produtos, entende-se uma combinação de produtos oferecidos pela empresa.
Na prática, trata-se de decisões relacionadas à gestão e controle dos produtos que devem fazer parte da oferta da empresa.
Isso, portanto, diz respeito à gestão das questões de marketing e de seus produtos.
Estratégias de mix de produtos
O mix de produtos é um elemento dinâmico do mix de marketing, dele depende a escolha dos produtos que passam a fazer parte da empresa, com base nas necessidades dos consumidores, na diferenciação dos concorrentes e nas novas oportunidades à disposição pela tecnologia e por outros fatores relacionados ao mercado.
Para ter uma estratégia eficaz de mix de produtos, podem-se analisar diferentes graus de agregação:
- Número de linhas de produtos: formam toda a gama de produtos disponíveis para venda, determinando sua amplitude e o número de modelos disponíveis para cada linha;
- Sortimento dos produtos: dividido em diferentes linhas que agrupam os produtos com características significativas e homogêneas.
Além disso, as linhas de produtos são divididas em modelos ou artigos, diferenciados uns dos outros também por um pequeno detalhe tipo: dimensões da embalagem, desenhos, fontes e cores distintas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.