O que é o mix de produtos?

Por mix de produtos, entende-se uma combinação de produtos oferecidos pela empresa.

Na prática, trata-se de decisões relacionadas à gestão e controle dos produtos que devem fazer parte da oferta da empresa.

Isso, portanto, diz respeito à gestão das questões de marketing e de seus produtos.

Estratégias de mix de produtos

O mix de produtos é um elemento dinâmico do mix de marketing, dele depende a escolha dos produtos que passam a fazer parte da empresa, com base nas necessidades dos consumidores, na diferenciação dos concorrentes e nas novas oportunidades à disposição pela tecnologia e por outros fatores relacionados ao mercado.

Para ter uma estratégia eficaz de mix de produtos, podem-se analisar diferentes graus de agregação:

  • Número de linhas de produtos: formam toda a gama de produtos disponíveis para venda, determinando sua  amplitude e o número de modelos disponíveis para cada linha;
  • Sortimento dos produtos: dividido em diferentes linhas que agrupam os produtos com características significativas e homogêneas.

Além disso, as linhas de produtos são divididas em modelos ou artigos, diferenciados uns dos outros também por um pequeno detalhe tipo: dimensões da embalagem, desenhos, fontes e cores distintas.

 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.