O mix promocional é um conjunto de ferramentas de comunicação que são utilizadas para ter mais visibilidade da empresa e dos próprios produtos e para persuadir o cliente e estimulá-lo à compra, criando ao longo do tempo uma relação de confiança entre cliente e empresa.
O mix promocional indica uma alavanca do marketing mix que coordena a comunicação de todo o plano de marketing e é composto por:
- Publicidade
- Promoção de vendas
- Venda pessoal
- Relações públicas
A empresa pode escolher utilizar uma ou mais alavancas simultaneamente com base nos objetivos estabelecidos.
Hoje em dia, as empresas podem usufruir de uma variedade de técnicas promocionais para persuadir e incentivar à compra os consumidores, podendo ser utilizadas, portanto:
- Os eventos
- As patrocínios
- A colocação de produtos
- O merchandising
- A embalagem
- O e-mail marketing
Quais são os elementos do mix promocional?
Os elementos fundamentais do mix promocional são:
- A publicidade: permite ao vendedor apresentar seu produto em várias partes do mundo
- A promoção: ferramenta utilizada na promoção de vendas como cupons de desconto, concursos, reduções de preço, oferta de prêmios, produtos gratuitos
- As relações públicas: atividades que a empresa direciona ao mercado-alvo e não são pagas diretamente
- A força de vendas: ferramenta mais eficaz do processo de compra, especialmente quando o vendedor influencia a decisão de compra do consumidor
- marketing direto: dirige-se a um grupo bem definido de pessoas e é imediato e personalizado.
Para ter uma estratégia de marketing eficaz é necessário aplicar uma boa combinação desses elementos, a fim de definir com atenção nosso mix promocional capaz de alcançar os objetivos estabelecidos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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