Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, fazem parte da nossa vida.
Os dados falam de uma porcentagem muito alta de tempo gasto, durante o dia, na internet acessada em tablets e/ou PCs: mais de 80%.
Não só isso, a plateia de usuários que usam dispositivos móveis todos os dias é de mais de 20 milhões, com uma média de 2 horas por dia de uso!
Enfim, o mobile marketing é, atualmente, realmente uma ferramenta indispensável para empresas e atividades de qualquer tamanho e transversal a todos os setores!
O que é mobile marketing
O mobile marketing abrange todas as atividades de promoção do seu produto, feitas através de suportes móveis (smartphones, tablets e acessórios vestíveis da wearable technology).
A grande vantagem do mobile marketing é a heterogeneidade do público e a eliminação de limites espaciais, geográficos e horários.
Em palavras simples, muitos, mas realmente muitos, potenciais clientes usam smartphones e tablets a todas as horas do dia e da noite!
Estratégias e ferramentas de marketing móvel
Se você pensa em marketing móvel, logo vem à mente os aplicativos.
Os aplicativos para dispositivos móveis são adaptações do seu site web (web apps) ou nascem diretamente para dispositivos móveis (native mobile apps).
A vantagem de ter um app è a possibilidade de inserir publicidade através do circuito AdSense e aproveitar a alta porcentagem (muito mais elevada em comparação ao desktop) de possíveis cliques dos usuários para poder monetizar através do marketing móvel.
As últimas tecnologias permitem um uso ainda mais avançado dessas ferramentas.
Um exemplo disso é a inserção de bots automáticos: assistentes virtuais que automatizam os percursos de compra dos produtos e a aquisição do potencial cliente até a gestão padronizada da assistência básica.
Infelizmente, esses softwares ainda são muito complicados, mas já se vislumbra um uso maciço no futuro imediato.
De fato, quando os bots forem capazes de se comunicar de forma eficaz com o usuário de maneira "humana", economizar-se-á muito tempo nas fases mais trabalhosas dos contatos com os clientes.
No mobile marketing, também há a possibilidade de vender seus próprios produtos online.
Fala-se, de fato, de mobile commerce, definindo aquelas plataformas que permitem a compra de produtos online e que surgem apenas para esses dispositivos.
Tanto os sites web clássicos quanto os e-commerces evoluíram com o advento do mobile marketing.
De fato, para ser considerado completo e moderno, um site deve ser responsive ou ter uma estrutura responsiva.
Entende-se por responsivo um site que se adapta às dimensões dos monitores e desenvolve uma estrutura ad hoc para cada dispositivo móvel.
Além dessas estratégias já consolidadas de marketing móvel, existem outras formas mais evoluídas ou simplesmente um pouco subestimadas:
- Marketing com QR code: este tipo de marketing móvel aproveita a tecnologia dos softwares para smartphones e tablets que permitem a visualização de sites, páginas sociais ou aplicações ligadas à sua empresa, graças ao uso do "código de barras", que o smartphone interpreta através do uso da câmera. Esta ferramenta é realmente ótima para o lançamento de novos produtos.
- Marketing móvel por SMS: estamos falando de tecnologias avançadas e nos deparamos com os sms? Esta modalidade de marketing móvel, porém, está longe de estar ultrapassada. De fato, as empresas que usam os sms para fidelizar seus clientes com descontos e promoções (por meio da utilização de suas próprias listas), ficam surpresas com a eficácia desta ferramenta.
O sms marketing tem, por exemplo, uma taxa de abertura e leitura do conteúdo mais alta em comparação ao e-mail marketing, que herda a grande desvantagem do filtro anti-spam (enquanto os sms não possuem isso).
Se as listas de contatos forem fragmentadas para criar promoções e ofertas muito personalizadas, essa ferramenta pode reservar grandes surpresas!
- Realidade aumentada e proximity marketing: já falamos sobre proximity marketing definindo-o como uma ótima ferramenta para fidelizar o cliente e adquirir dados úteis para notificações push e promoções extremamente personalizadas. A realidade aumentada também é uma excelente alternativa de mobile marketing. Consiste na utilização de aplicativos que, através da câmera, permitem ao usuário ver como seria seu produto em seu contexto (experimentar um sofá da Ikea diretamente na sua sala de estar ou ver como fica uma peça de roupa antes de comprá-la)
Exemplos de marketing móvel
McDonald's e Nivea são ótimos exemplos de como aproveitar os sensores do smartphone e a geolocalização para o marketing móvel.
McDonald's e o Fry Defender: já falamos sobre como o McDonald's utiliza o smartphone para fidelizar seus clientes. A última ideia divertida do gigante do fast food se chama Fry Defender e consiste em um aplicativo que permite o alerta, através do sensor de movimento do smartphone, que avisa o usuário quando ocorre o "furto" das batatas fritas. Uma ideia irônica, mas que utiliza o marketing móvel como estratégia de fidelização.
Nivea: como aproveitar a geolocalização no marketing móvel: a empresa alemã Nivea, especializada em cremes e produtos para proteção solar, lançou uma interessante campanha publicitária no Brasil que aproveita o poder da geo localização aplicada ao mobile marketing.
Para fidelizar seus clientes, criou uma pulseira personalizada que permite o rastreamento em tempo real da criança que está brincando na praia no verão, mas que se afasta demais dos pais, os quais são avisados do deslocamento anômalo.
Também o Starbucks utiliza o mobile marketing para fidelizar os clientes e tornar a experiência de compras mais "inteligente". No app da rede de cafeterias americana é possível baixar o gift card. Este cartão permite sua leitura diretamente no caixa e o consequente desconto do custo do café na sua conta, tornando o processo de compra mais rápido e ágil.
As potencialidades do mobile marketing ainda estão inexploradas e com possibilidades realmente variadas. Uma estratégia de marketing bem elaborada agora prevê um capítulo dedicado a essa nova forma de marketing.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.