O modelo AIDA é um modelo publicitário dividido em quatro fases.
Trata-se do acrônimo de: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.
Essas são fases pelas quais o consumidor passa do conhecimento do produto à ação de compra.
Desenvolvendo as fases, podemos definir que:
- A atenção: é a primeira fase em que se manifesta a influência da publicidade. Trata-se da criação da brand awareness e prevê a consciência da existência do serviço ou do produto em questão;
- O interesse: é a fase em que os consumidores manifestam um interesse em relação ao produto;
- O desejo: é a fase em que é expressa uma preferência particular em relação a todas as alternativas;
- A ação: é a última fase onde o consumidor realiza a ação prevista e, portanto, alcançou-se o objetivo do modelo publicitário.
A ação que o consumidor pode realizar è a de comprar um produto, assinar uma newsletter, preencher um formulário de contato, deixar um feedback.
Estratégia de marketing AIDA
Uma vez alcançados nossos objetivos chega-se ao final do funil e à implementação do modelo AIDA.
Normalmente é expressa na forma de call to action com promoções temporárias, como o desconto de um produto até uma determinada data.
O modelo AIDA é uma estratégia de marketing eficaz que permite unir o campo do marketing digital com a GDO.
Por exemplo, consegue unir um e-commcerce com a loja de varejo assim aproveitando as campanhas de marketing digital e criando um funil que leva finalmente à compra do produto.
Aplicar um modelo AIDA requer a ajuda de uma estratégia de inbound marketing capaz de atrair novos potenciais clientes através da utilização de diferentes canais.
Para implementar esta estratégia e garantir que seja eficaz, é importante identificar a buyer persona e gerar leads direcionados, assim é possível economizar tempo e recursos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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