O formulário de contato é um elemento do site que permite ao usuário inserir e enviar os dados diretamente ao titular do site, criando um lead (um potencial cliente) de um determinado produto ou serviço.
O objetivo principal do site é fazer com que o usuário preencha o formulário tornando-o o mais interessante possível para aumentar as conversões.
Como é feito o formulário de contato?
O formulário de contato é estruturado com estes elementos:
- Label: ou seja, rótulos que se associam a cada elemento do formulário (ex. nome, sobrenome, etc.);
- Tag select: elemento que permite fazer uma escolha múltipla a partir de uma lista de opções específicas (menu suspenso);
- Checkbox: elemento do formulário com que o usuário pode fazer seleções múltiplas. É utilizado também para a aceitação da privacidade e da política cookie;
- Área de texto: tipo particular de rótulo que permite ao usuário escrever um texto relativamente longo;
- Entrada: o botão para o envio da solicitação do usuário.
O formulário de contato nos sites web pode ser desenvolvido de muitas maneiras diferentes em disposição e quantidade de campos.
Existem muitas maneiras de desenvolver um formulário em sites web, as mais utilizadas são:
- Formulário em Html: tipologia de formulário agora pouco utilizada, simples e básica;
- Formulário Php: tipologia de formulário muito utilizada que dá a possibilidade de criar formulários elaborados e dinâmicos;
- Formulário gerado através de shortcode: é frequentemente realizado em php que, através dos sistemas de CMS como Framework360, chamam o próprio formulário pelo nome do formulário inserido entre colchetes ex. [nome do formulário].
Em muitas plataformas (incluindo o Framework360) além de enviar ao gestor do site os resultados dos dados, chega também um e-mail de agradecimento ao próprio cliente.
Um formulário de contato è indispensável para ter um site web de sucesso e è um elemento decisivo para converter os usuários em clientes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.