O que é narrowcasting

O narrowcasting é uma ferramenta de compartilhamento de conteúdos multimídia no campo do marketing.

Existem diferentes formas de comunicação que se dirigem a setores particulares de público.

São definidas como publicidade a "distribuição direcionada" e se distinguem daquela a “distribuição ampla”, chamada também de broadcasting, que é direcionada a um público em massa.

O objetivo dessa comunicação é fazer interagir o destinatário da mensagem com a fonte que emite a comunicação.

No contexto do narrowcasting, o marketing tem a função de interceptar o consumidor durante o processo de compra através dos  meios de comunicação (televisão, rádio, imprensa, outdoor), para direcioná-lo para a escolha de um produto específico.

Como comunicar através do narrowcasting

Comunicar com o narrowcasting significa direcionar a publicidade a um público restrito.

Um dos instrumentos usados pelo narrowcasting são as revistas especializadas, que visam um público menor em comparação aos tradicionais jornais diários.

No que diz respeito à TV, por outro lado, o instrumento usado pelo narrowcasting é o pay per view, (pague e veja), tipo de televisão que permite assistir canais especializados em diferentes temas apenas com uma assinatura: Mediaset Premium ou Sky.

A revolução do narrowcasting no campo musical foi trazida pelo Spotify: ou seja, uma plataforma musical que mudou a maneira como os artistas fazem música.

No âmbito da web, obviamente, os mídias sociais comunicam através do narrowcasting.

Vamos pegar o exemplo do Instagram, onde propõe conteúdos que estão divididos em mais de uma categoria com base nos “likes” deixados pelo usuário. Isso leva a um tempo de permanência nas redes sociais maior e permite alcançar diretamente o seu público-alvo.

Em essência, cada plataforma se especializa e foca em um círculo restrito de usuários, que depois se tornam habituais.

Diferença entre broadcasting e narrowcasting

Como já dissemos, o broadcasting e o narrowcasting são dois métodos diferentes de comunicar.

O broadcasting comunica a mensagem através da comunicação de massa, o narrowcasting pela comunicação específica. 

Esses dois tipos de comunicação são diferenciados pelo marketing: 

  • Broadcast: corresponde à estratégia de mass marketing, ou seja, um mercado unidirecional que aproveita a publicidade dos mass media. Assim, o cliente se encontra na página web da empresa graças a uma das muitas e aleatórias publicidades que lhe são propostas, tornando-se um cliente ocasional que provavelmente, após a compra, não voltará mais àquela página web;
  • Narrowcast: corresponde à estratégia de relationship marketing, ou seja, um mercado multi direcional, onde a empresa satisfaz todas as solicitações do cliente, cria um relacionamento de confiança, de modo a permitir que ele volte a comprar também no futuro.

Em conclusão, o narrowcasting è portanto uma difusão direcionada de informações e conteúdos que é transmitida a um público realmente interessado.

O usuário acessa as informações na web, preenche um formulário de contato, escolhe e recebe transmissões de áudio e vídeo, permitindo assim que quem utiliza a rede obtenha notícias e conteúdos tanto em áudio quanto em vídeo em tempo real.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.