A native advertising é uma forma de publicidade online.
É uma tipologia de publicidade difundida em sites web de notícias, mídias sociais e portais.
Esse tipo de publicidade è muito eficaz nas redes sociais porque consegue estimular a leitura do usuário e facilita o compartilhamento tornando o anúncio mais visível.
Com a native advertising è possível patrocinar o conteúdo da publicidade sob a forma de manchete jornalística com conteúdos editoriais.
Como realizar uma native advertising
Para realizar uma eficaz native advertising è importante seguir diferentes etapas, ou seja:
Etapa 1
Conduza uma campanha omnicanal:
As 70% das empresas grandes e médias considera este tipo de campanha como fonte de desenvolvimento estratégico.
Uma estratégia omnichannel baseia-se na’experiência do consumidor criando uma série de interações entre o cliente e o produto, uma marca ou uma empresa.
Para ter uma ótima estratégia de native marketing è necessário conduzir uma campanha do tipo omnichannel que garante a possibilidade de alcançar todos os tipos de consumidores incluídos no target de referência e monitorar a eficácia da publicidade em relação ao orçamento.
Step2
Escolha o formato mais correto
É necessário compreender qual formato seja mais indicado para o tipo de mensagem que você deseja divulgar.
Os formatos de native advertising são:
- Conteúdo patrocinado: post de blog, conteúdos de mídias sociais, editoriais, artigos de revistas e vídeos patrocinados por uma marca específica;
- Social: páginas Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok;
- In-feed: formato que é inserido no feed para monetizar o site e melhorar a experiência dos usuários.
Cada uma dessas possibilidades tem características e vantagens diferentes, è necessário compreender qual delas é a mais eficaz para sua campanha publicitária.
Step3
Entre na cabeça do editor
A publicidade nativa dissemina a mensagem como uma publicação jornalística, portanto, para ter uma boa abordagem comunicativa è importante ser coerente com o contexto e escrever como um editor.
Escolher o próprio tom e estilo para se integrar em um ambiente coerente à mensagem que se deseja disseminar.
Step4
Defina seus objetivos
Quando planeja uma estratégia de native advertising è importante escolher objetivos alcançáveis e coerentes com seu site.
Cada tipo de native advertising possui características diferentes, portanto, è necessário escolher com atenção todas as métricas que avaliam a eficácia da publicidade com o objetivo de alcançar seus objetivos.
Step5
Meça e otimize
É importante avaliar o desempenho da sua publicidade e adotar a abordagem mais eficaz e coerente com os objetivos estabelecidos.
É necessário medir e estudar diferentes variáveis para otimizar a campanha, de modo a oferecer diversas oportunidades a serem aproveitadas para o alcance do seu target ideal.
Exemplos de publicidade nativa
Para entender melhor o que é e como realizar uma publicidade nativa, mostro alguns exemplos importantes:
Netflix e sua promoção
Entre os exemplos de publicidade nativa, este representa uma estratégia eficaz para a divulgação da sua mensagem: Netflix promove a série Narcos usando as páginas do Wall Street Journal.
A Netflix publicou um conteúdo completo sobre o mundo da cocaína e da economia, de modo a se conectar com a série a ser promovida.
A fanpage da MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros tem um portal e uma seção fanpage dedicada apenas aos seus conteúdos.
Esta categoria contém widgets sociais da empresa e artigos que retratam o tema da viagem.
Há banners e relações com a MSC cruzeiros, porém é o seu conteúdo que é colocado em destaque.
Assim, a MSC cruzeiros criou um travel blog dentro de um dos portais mais visitados na Itália.
Este é um método eficaz para fazer native advertising.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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