O que é a publicidade nativa

A native advertising é uma forma de publicidade online.

É uma tipologia de publicidade difundida em sites web de notícias, mídias sociais e portais.

Esse tipo de publicidade è muito eficaz nas redes sociais porque consegue estimular a leitura do usuário e facilita o compartilhamento tornando o anúncio mais visível.

Com a native advertising è possível patrocinar o conteúdo da publicidade sob a forma de manchete jornalística com conteúdos editoriais.

Como realizar uma native advertising

Para realizar uma eficaz native advertising è importante seguir diferentes etapas, ou seja:

Etapa 1

Conduza uma campanha omnicanal:

As 70% das empresas grandes e médias considera este tipo de campanha como fonte de desenvolvimento estratégico.

Uma estratégia omnichannel baseia-se na’experiência do consumidor criando uma série de interações entre o cliente e o produto, uma marca ou uma empresa.

Para ter uma ótima estratégia de native marketing è necessário conduzir uma campanha do tipo omnichannel que garante a possibilidade de alcançar todos os tipos de consumidores incluídos no target de referência e monitorar a eficácia da publicidade em relação ao orçamento.

Step2

Escolha o formato mais correto

É necessário compreender qual formato seja mais indicado para o tipo de mensagem que você deseja divulgar.

Os formatos de native advertising são: 

  • Conteúdo patrocinado: post de blog, conteúdos de mídias sociais, editoriais, artigos de revistas e vídeos patrocinados por uma marca específica;
  • Social: páginas Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok;
  • In-feed: formato que é inserido no feed para monetizar o site e melhorar a experiência dos usuários.

Cada uma dessas possibilidades tem características e vantagens diferentes, è necessário compreender qual delas é a mais eficaz para sua campanha publicitária.

Step3

Entre na cabeça do editor

A publicidade nativa dissemina a mensagem como uma publicação jornalística, portanto, para ter uma boa abordagem comunicativa è importante ser coerente com o contexto e escrever como um editor.

Escolher o próprio tom e estilo para se integrar em um ambiente coerente à mensagem que se deseja disseminar.

Step4

Defina seus objetivos

Quando planeja uma estratégia de native advertising è importante escolher objetivos alcançáveis e coerentes com seu site.

Cada tipo de native advertising possui características diferentes, portanto, è necessário escolher com atenção todas as métricas que avaliam a eficácia da publicidade com o objetivo de alcançar seus objetivos.

Step5

Meça e otimize

É importante avaliar o desempenho da sua publicidade e adotar a abordagem mais eficaz e coerente com os objetivos estabelecidos.

É necessário medir e estudar diferentes variáveis para otimizar a campanha, de modo a oferecer diversas oportunidades a serem aproveitadas para o alcance do seu target ideal.

Exemplos de publicidade nativa

Para entender melhor o que é e como realizar uma publicidade nativa, mostro alguns exemplos importantes: 

Netflix e sua promoção

Entre os exemplos de publicidade nativa, este representa uma estratégia eficaz para a divulgação da sua mensagem: Netflix promove a série Narcos usando as páginas do Wall Street Journal.

A Netflix publicou um conteúdo completo sobre o mundo da cocaína e da economia, de modo a se conectar com a série a ser promovida.

A fanpage da MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros tem um portal e uma seção fanpage dedicada apenas aos seus conteúdos.

Esta categoria contém widgets sociais da empresa e artigos que retratam o tema da viagem.

Há banners e relações com a MSC cruzeiros, porém é o seu conteúdo que é colocado em destaque.

Assim, a MSC cruzeiros criou um travel blog dentro de um dos portais mais visitados na Itália.

Este é um método eficaz para fazer native advertising.

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